Em seu livro, Jussara Hoffman (2003) destaca aspectos importantes que caracterizam a prática da avaliação na escola. No que se refere à concepção de avaliação mediadora defendida pela autora, analise as afirmativas abaixo.
I. Consiste em corrigir tarefas e provas do aluno para verificar respostas corretas e incorretas, visando tomar decisões quanto ao seu aproveitamento escolar, sua aprovação ou reprovação em cada série ou grau de ensino. II. A ação avaliativa está presente justamente entre uma tarefa do aluno e a tarefa posterior. Consiste na ação educativa decorrente da análise dos seus entendimentos, de modo a favorecer a essa criança o alcance de um saber competente, a aproximação com a verdade científica. III. Se a escola cumpre exigências burocráticas do sistema, tais exigências não ditam normas de correção das tarefas. O que se pede aos professores são menções finais sob a forma de graus numéricos, conceitos ou letras (bimestrais, semestrais e anuais), que representem definições em termos de promoção ou não do aluno para a série ou grau subseqüente (aprovado-reprovado). Legalmente e no regimento das escolas não está claramente configurado a obrigatoriedade do uso dessas menções nas tarefas das crianças. Tais procedimentos são práticas tradicionais que vêm sendo repetidas pelos professores, sem que reflitam sobre o seu significado ou coerência.
Assinale a alternativa correta.
✂️ a) Apenas a I está correta. ✂️ b) Apenas a II está correta. ✂️ c) Apenas a III está correta. ✂️ d) Apenas I e II estão corretas. ✂️ e) Apenas II e III estão corretas.