Pedro acaba de assumir a direção de uma escola de ensino fundamental, localizada em uma comunidade na zona rural de São Paulo. A escola tem mais de 10 anos de existência e, pelo que Pedro observou, as famílias dos alunos sentem-se muito à vontade para entrar e sair da escola quando necessitam. De forma geral, o novo diretor valoriza essa presença, mas, em muitos momentos, acaba tendo de dar conta de demandas emergenciais e conversas variadas dos pais, que colocam por água abaixo todo o planejamento diário das atividades da gestão. Tendo em vista essa situação, visando equacionar questões relativas à relação escola-família e as múltiplas atividades da gestão, o diretor deve
✂️ a) manter a atual relação com as famílias, pois, mesmo com alguns problemas, qualquer ação pode ser vista como tentativa de exclusão dos pais da escola. ✂️ b) estabelecer horários de reuniões com os pais e limitar a ida à escola apenas aos horários de entrada e saída dos alunos. ✂️ c) compor com o vice-diretor um esquema que amplie as possibilidades de atendimento das demandas dos pais, que são sempre emergenciais. ✂️ d) propor encontros de pais na escola, em que possam ser combinados horários de reuniões e estratégias de organização coletiva. ✂️ e) manter-se mais na sala da direção, de forma que sua presença não seja demandada diretamente pelos pais na escola.