Questões Pedagogia Planejamento de Ensino

Em uma escola que trabalha com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), f...

Responda: Em uma escola que trabalha com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi organizada uma classe para atender adolescentes, jovens e adultos na faixa etária entre 15 e 30 anos em fas...


1Q324637 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Fasepa, CESPE CEBRASPE

Em uma escola que trabalha com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi organizada uma classe para atender adolescentes, jovens e adultos na faixa etária entre 15 e 30 anos em fase de alfabetização. Alguns desses alunos já estão integrados ao mercado de trabalho, principalmente o de natureza informal, e outros estão desempregados, especialmente os mais novos. Todos tiveram uma passagem pela escola e não conseguiram aprender a ler e a escrever. Neste ano, retomaram seus estudos com vontade de recuperar o que não foi aprendido. Em uma das aulas, o professor distribuiu um texto para a turma fazer uma leitura silenciosa individualmente. Ao perceber que uma das alunas, que está desempregada, não estava lendo o texto proposto, o professor então disse: “Você, fulana, fica aí sem querer ler e escrever, vai trabalhar de quê? Faxineira? Olha lá, se alguém quer faxineira que não saiba ler nem escrever!

Diante da situação hipotética acima descrita, julgue os itens a seguir.

Na situação relatada, o professor ressaltou que o conhecimento é um recurso controlador e fator decisivo para a inserção social da adolescente.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Na situação descrita, o professor enfatiza que o conhecimento, especialmente a capacidade de ler e escrever, é fundamental para a inserção social e para o mercado de trabalho. Ao dizer que uma faxineira que não sabe ler nem escrever terá dificuldades para conseguir emprego, ele destaca que o domínio da leitura e da escrita é um recurso que pode controlar as oportunidades e facilitar a inclusão social.

Esse entendimento está alinhado com a ideia de que o conhecimento é um fator decisivo para a participação social e econômica, pois amplia as possibilidades de trabalho e de acesso a direitos. Portanto, o professor, mesmo que de forma inadequada, ressaltou a importância do conhecimento como um recurso controlador e decisivo para a inserção social da aluna.

Fazendo uma segunda análise, percebe-se que a afirmação está correta, pois o professor relaciona diretamente a alfabetização com a capacidade de inserção no mercado de trabalho, o que confirma que ele ressaltou o conhecimento como fator decisivo para a inclusão social da adolescente.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.