Na sociedade contemporânea, o termo “planejamento” é conhecido praticamente por todas as pessoas. A necessidade de planejar encontra-se presente nos mais variados âmbitos da vida pessoal e social, inclusive no ambiente escolar e acadêmico. No que diz respeito ao planejamento de ensino, é verdadeiro afirmar que
✂️ a) planejar uma sequência didática é fazer uma previsão do que irá acontecer no limite da sala de aula, definindo os aspectos de ordem prática que ali deverão ser garantidos, pois fora dela é impossível interferir e orientar. ✂️ b) o ensino do conteúdo é a razão de ser da ação docente, assim, o planejamento das aulas, prática indispensável, precisa ser fiel ao conteúdo mínimo proposto pelas diretrizes curriculares de cada curso. ✂️ c) o planejamento de aula, quando bem feito, tem o mérito de eliminar o elemento incerteza do encontro professor- -alunos, pois, de antemão, foram previstas as circunstâncias que poderiam desviar seu curso normal. ✂️ d) o planejamento de aula é um processo que possibilita adequação perfeita entre o conteúdo a ser ministrado e o tempo disponível, o que é decisivo para o aproveitamento quantitativo daquele conteúdo por parte do aluno. ✂️ e) o docente deve problematizar os saberes de seus alunos a respeito do objeto de estudo em questão, tomando-os como ponto de partida para planejar intervenções que façam com que esses saberes avancem para o conhecimento conceitual.