“Um dos momentos da alfabetização inicial que exige do professor uma certa cautela, ...
Responda: “Um dos momentos da alfabetização inicial que exige do professor uma certa cautela, muita atenção, é a passagem pela criança da hipótese silábica para a hipótese alfabética.” Esta é uma fase em ...
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Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)
Neste momento da alfabetização, a passagem da hipótese silábica para a hipótese alfabética é um processo importante e delicado. Durante essa transição, as crianças estão aprendendo a associar os sons das letras com sua representação gráfica, ou seja, estão começando a compreender o sistema alfabético da escrita.
Dessa forma, é importante destacar que, durante essa fase:
a) A escrita das crianças é acrescida de consoantes: Conforme as crianças avançam na hipótese alfabética, é natural que comecem a incluir mais consoantes em suas escritas, além das vogais.
b) As crianças passam a escrever corretamente as palavras: Neste momento, as crianças ainda estão em processo de aprendizagem e é comum que cometam erros na escrita das palavras.
c) A criança registra uma mesma palavra de modos distintos: É comum que as crianças, ao experimentar com as letras, escrevam a mesma palavra de formas diferentes até consolidarem a escrita correta.
d) As crianças começam a abandonar a escrita quase sempre realizada só com vogais: Conforme avançam na hipótese alfabética, as crianças deixam de escrever apenas com vogais e passam a incluir consoantes de forma mais frequente.
Portanto, a alternativa correta, que não condiz com essa fase da alfabetização, é a letra b) As crianças passam a escrever corretamente as palavras. Durante a transição da hipótese silábica para a hipótese alfabética, é esperado que as crianças ainda cometam erros na escrita, fazendo parte do processo de aprendizagem.
Neste momento da alfabetização, a passagem da hipótese silábica para a hipótese alfabética é um processo importante e delicado. Durante essa transição, as crianças estão aprendendo a associar os sons das letras com sua representação gráfica, ou seja, estão começando a compreender o sistema alfabético da escrita.
Dessa forma, é importante destacar que, durante essa fase:
a) A escrita das crianças é acrescida de consoantes: Conforme as crianças avançam na hipótese alfabética, é natural que comecem a incluir mais consoantes em suas escritas, além das vogais.
b) As crianças passam a escrever corretamente as palavras: Neste momento, as crianças ainda estão em processo de aprendizagem e é comum que cometam erros na escrita das palavras.
c) A criança registra uma mesma palavra de modos distintos: É comum que as crianças, ao experimentar com as letras, escrevam a mesma palavra de formas diferentes até consolidarem a escrita correta.
d) As crianças começam a abandonar a escrita quase sempre realizada só com vogais: Conforme avançam na hipótese alfabética, as crianças deixam de escrever apenas com vogais e passam a incluir consoantes de forma mais frequente.
Portanto, a alternativa correta, que não condiz com essa fase da alfabetização, é a letra b) As crianças passam a escrever corretamente as palavras. Durante a transição da hipótese silábica para a hipótese alfabética, é esperado que as crianças ainda cometam erros na escrita, fazendo parte do processo de aprendizagem.
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