Lúcia Moysés afirma que: “Percebe-se, sem grande esforço, que falta clareza nas representações que os professores têm de muitos aspectos básicos da Educação. Normalmente, ignoram quais são as concepções teóricas que subjazem ao seu trabalho. Assim, misturando concepções, orientando-se ora pelos livros didáticos e ‘guias do professor’, ora pelo seu bom senso, eles o vão realizando. Faltam-lhes, sobretudo, coerência. Além dos problemas relativos à formação dos professores ou à pouca autonomia que eles têm, há ainda muitos outros que a esses vêm se somar, comprometendo a qualidade do ensino.”
Dentre os problemas já citados, pode(m)-se acrescentar:
✂️ a) indisciplina dos alunos, merenda insuficiente e precisar ter disponibilidade para participar de festas e torneios nos fins de semana. ✂️ b) falta de quadra esportiva, de pátio de recreação, de aulas de artes e de jogos intercolegiais. ✂️ c) que não há intercâmbio com outras escolas da rede e nem com instituições de ensino superior visando a atualização pedagógica. ✂️ d) falta de material didático-pedagógico, condições físicas inadequadas e pouco tempo para realizar as suas atividades específicas. ✂️ e) baixos salários, alunos com idade defasada em relação à série e falta de apoio psicopedagógico.