A mudança do paradigma da gestão que ocorreu nos anos 80 do passado século XX, em qu...
Responda: A mudança do paradigma da gestão que ocorreu nos anos 80 do passado século XX, em que se dá a passagem de uma lógica de produtividade para um imperativo de competitividade e qualidade, conduziu ...
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Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
A afirmativa I está incorreta porque, na verdade, o planejamento de pessoas mudou de uma lógica quantitativa para uma qualitativa. Anteriormente, o foco era em 'quantas pessoas são precisas?', enquanto que, com a mudança de paradigma, passou-se a questionar 'que pessoas são necessárias?' ou 'que competências são necessárias?'. Isso reflete uma abordagem mais focada na qualidade e nas competências individuais necessárias para atingir os objetivos estratégicos da organização.
A afirmativa II está correta e descreve adequadamente a nova lógica de aprendizagem organizacional, que inclui múltiplos domínios de desenvolvimento: cognitivo (saber-saber), prático (saber-fazer), comportamental (saber-ser ou saber-estar) e inovativo (saber-evoluir). Esta abordagem holística é essencial para uma organização que busca se manter competitiva e inovadora.
A afirmativa III também está correta, pois detalha o processo de planejamento de aprendizagem na organização, que envolve diagnóstico de necessidades de formação e a concepção de um plano de formação para atender a essas necessidades. Este processo é fundamental para garantir que as lacunas de competências sejam adequadamente identificadas e abordadas.
Portanto, as afirmativas II e III estão corretas, fazendo com que a alternativa 'd' seja a resposta correta.
A afirmativa I está incorreta porque, na verdade, o planejamento de pessoas mudou de uma lógica quantitativa para uma qualitativa. Anteriormente, o foco era em 'quantas pessoas são precisas?', enquanto que, com a mudança de paradigma, passou-se a questionar 'que pessoas são necessárias?' ou 'que competências são necessárias?'. Isso reflete uma abordagem mais focada na qualidade e nas competências individuais necessárias para atingir os objetivos estratégicos da organização.
A afirmativa II está correta e descreve adequadamente a nova lógica de aprendizagem organizacional, que inclui múltiplos domínios de desenvolvimento: cognitivo (saber-saber), prático (saber-fazer), comportamental (saber-ser ou saber-estar) e inovativo (saber-evoluir). Esta abordagem holística é essencial para uma organização que busca se manter competitiva e inovadora.
A afirmativa III também está correta, pois detalha o processo de planejamento de aprendizagem na organização, que envolve diagnóstico de necessidades de formação e a concepção de um plano de formação para atender a essas necessidades. Este processo é fundamental para garantir que as lacunas de competências sejam adequadamente identificadas e abordadas.
Portanto, as afirmativas II e III estão corretas, fazendo com que a alternativa 'd' seja a resposta correta.
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