Questões Pedagogia

A mudança do paradigma da gestão que ocorreu nos anos 80 do passado século XX, em qu...

Responda: A mudança do paradigma da gestão que ocorreu nos anos 80 do passado século XX, em que se dá a passagem de uma lógica de produtividade para um imperativo de competitividade e qualidade, conduziu ...


Q328974 | Pedagogia, Analista de Gestão, CBTU, CONSULPLAN

A mudança do paradigma da gestão que ocorreu nos anos 80 do passado século XX, em que se dá a passagem de uma lógica de produtividade para um imperativo de competitividade e qualidade, conduziu que o planejamento passasse a ser diferente. A percepção da visão e missão da organização, bem como dos seus objetivos estratégicos, aliados ao conhecimento e às tendências do setor de atividade, passam a definir as linhas de aprendizagem que devem ser levadas em consideração. Considerando o exposto, sobre uma nova lógica de aprendizagem organizacional que se apresenta para desenvolver novas aprendizagens, analise.

I. O planejamento de pessoas passou de uma lógica qualitativa que ganha sentido na expressão “que pessoas são necessárias?” ou “que competências são necessárias?” para uma lógica quantitativa, simbolizada na expressão “quantas pessoas são precisas?”

II. Uma nova lógica de aprendizagem organizacional se apresenta para promover o desenvolvimento de aprendizagens no domínio cognitivo do “saber-saber”; no domínio prático do “saber-fazer”, em que se avalia a capacidade para executar um conjunto de processos; no domínio comportamental do “saber-ser” ou “saber-estar” e, por último, o domínio da evolução, da inovação e da aprendizagem que passamos a designar por “saber-evoluir”.

III. O planejamento de aprendizagem na organização envolve um processo de diagnóstico que busca a necessidades de formação e que deve ser entendido como o detectar de lacunas existentes, quer a nível individual como do coletivo, relativo a conhecimentos, competências, capacidades, habilidades e, a partir dessas necessidades, conceber-se-á um plano de formação que permita a diminuição ou, até mesmo, o fim desses estados de carência.

Estão corretas as afirmativas

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

A afirmativa I está incorreta porque, na verdade, o planejamento de pessoas mudou de uma lógica quantitativa para uma qualitativa. Anteriormente, o foco era em 'quantas pessoas são precisas?', enquanto que, com a mudança de paradigma, passou-se a questionar 'que pessoas são necessárias?' ou 'que competências são necessárias?'. Isso reflete uma abordagem mais focada na qualidade e nas competências individuais necessárias para atingir os objetivos estratégicos da organização.

A afirmativa II está correta e descreve adequadamente a nova lógica de aprendizagem organizacional, que inclui múltiplos domínios de desenvolvimento: cognitivo (saber-saber), prático (saber-fazer), comportamental (saber-ser ou saber-estar) e inovativo (saber-evoluir). Esta abordagem holística é essencial para uma organização que busca se manter competitiva e inovadora.

A afirmativa III também está correta, pois detalha o processo de planejamento de aprendizagem na organização, que envolve diagnóstico de necessidades de formação e a concepção de um plano de formação para atender a essas necessidades. Este processo é fundamental para garantir que as lacunas de competências sejam adequadamente identificadas e abordadas.

Portanto, as afirmativas II e III estão corretas, fazendo com que a alternativa 'd' seja a resposta correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.