Questões História Educação em História
Através desse fragmento, os PCNs estão criticando o seguinte, EXCETO: A organ...
Responda: Através desse fragmento, os PCNs estão criticando o seguinte, EXCETO: A organização curricular tradicional da História, disseminada na maior parte das escolas, destaca alguns aconteciment...
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Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
O fragmento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) critica a organização tradicional do ensino de História que enfatiza uma sequência linear e cronológica dos acontecimentos, destacando eventos isolados como marcos históricos sem uma análise mais ampla dos processos envolvidos.
A crítica está centrada na visão linear do tempo histórico, que considera os eventos como ligados por uma cadeia de causas e consequências, o que pode resultar em um conhecimento fragmentado e superficial.
Além disso, os PCNs apontam para a supervalorização dos acontecimentos oficiais e singulares, que acabam por limitar a compreensão da complexidade dos processos históricos.
No entanto, o fragmento não critica especificamente uma concepção de tempo histórico utilizada apenas para a História do Brasil, mas sim uma concepção geral e tradicional de tempo histórico linear e cronológico, aplicável a qualquer contexto histórico.
Portanto, a alternativa que apresenta uma crítica que não está presente no fragmento é a letra a), pois ela fala de uma concepção de tempo histórico específica para a História do Brasil, o que não é o foco do texto.
O fragmento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) critica a organização tradicional do ensino de História que enfatiza uma sequência linear e cronológica dos acontecimentos, destacando eventos isolados como marcos históricos sem uma análise mais ampla dos processos envolvidos.
A crítica está centrada na visão linear do tempo histórico, que considera os eventos como ligados por uma cadeia de causas e consequências, o que pode resultar em um conhecimento fragmentado e superficial.
Além disso, os PCNs apontam para a supervalorização dos acontecimentos oficiais e singulares, que acabam por limitar a compreensão da complexidade dos processos históricos.
No entanto, o fragmento não critica especificamente uma concepção de tempo histórico utilizada apenas para a História do Brasil, mas sim uma concepção geral e tradicional de tempo histórico linear e cronológico, aplicável a qualquer contexto histórico.
Portanto, a alternativa que apresenta uma crítica que não está presente no fragmento é a letra a), pois ela fala de uma concepção de tempo histórico específica para a História do Brasil, o que não é o foco do texto.
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