A Resolução CNE/CEB N0 2, de 11 de fevereiro de 2001, institui as Diretrizes Nacionais ...
Responda: A Resolução CNE/CEB N0 2, de 11 de fevereiro de 2001, institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Em relação ao atendimento escolar dos alunos que apresentam nece...
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Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Vamos analisar as opções para encontrar a resposta correta sobre o início do atendimento escolar para alunos com necessidades educacionais especiais, de acordo com a Resolução CNE/CEB Nº 2, de 11 de fevereiro de 2001.
Opção a) menciona que o atendimento começa na educação infantil, mas apenas nas pré-escolas. Isso parece um pouco restritivo, pois a educação especial deve abranger todas as etapas da educação infantil, incluindo creches.
Opção b) limita o início do atendimento à educação fundamental, o que não está correto, pois a educação especial deve começar desde a educação infantil.
Opção c) sugere que o atendimento na educação infantil ocorra apenas em creches e pré-escolas especificamente preparadas para isso, em substituição aos serviços educacionais comuns. Isso contradiz a ideia de inclusão, que busca integrar todos os alunos no sistema regular de ensino, com suportes especializados quando necessário.
Opção d) afirma que o atendimento começa na educação infantil, nas creches e pré-escolas, e deve ser assegurado sempre que houver necessidade. Esta opção parece mais abrangente e alinhada com os princípios de inclusão e atendimento conforme a necessidade.
Opção e) está incompleta.
Portanto, a opção d) parece ser a mais correta, pois abrange a educação infantil de forma completa (creches e pré-escolas) e enfatiza a provisão de serviços de educação especial conforme a necessidade.
Vou fazer uma segunda checagem para confirmar. Após revisar novamente, confirmo que a opção d) é a mais adequada, pois está alinhada com as diretrizes de inclusão e atendimento educacional especializado desde a educação infantil.
Gabarito: d)
No texto, é destacado que o atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais deve começar na educação infantil, tanto em creches quanto em pré-escolas, e ser oferecido sempre que necessário, o que está em conformidade com a opção d).
Opção a) menciona que o atendimento começa na educação infantil, mas apenas nas pré-escolas. Isso parece um pouco restritivo, pois a educação especial deve abranger todas as etapas da educação infantil, incluindo creches.
Opção b) limita o início do atendimento à educação fundamental, o que não está correto, pois a educação especial deve começar desde a educação infantil.
Opção c) sugere que o atendimento na educação infantil ocorra apenas em creches e pré-escolas especificamente preparadas para isso, em substituição aos serviços educacionais comuns. Isso contradiz a ideia de inclusão, que busca integrar todos os alunos no sistema regular de ensino, com suportes especializados quando necessário.
Opção d) afirma que o atendimento começa na educação infantil, nas creches e pré-escolas, e deve ser assegurado sempre que houver necessidade. Esta opção parece mais abrangente e alinhada com os princípios de inclusão e atendimento conforme a necessidade.
Opção e) está incompleta.
Portanto, a opção d) parece ser a mais correta, pois abrange a educação infantil de forma completa (creches e pré-escolas) e enfatiza a provisão de serviços de educação especial conforme a necessidade.
Vou fazer uma segunda checagem para confirmar. Após revisar novamente, confirmo que a opção d) é a mais adequada, pois está alinhada com as diretrizes de inclusão e atendimento educacional especializado desde a educação infantil.
Gabarito: d)
No texto, é destacado que o atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais deve começar na educação infantil, tanto em creches quanto em pré-escolas, e ser oferecido sempre que necessário, o que está em conformidade com a opção d).
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