O conhecimento não é só um verniz que se sobrepõe superficialmente à prática profissional, podendo ser dispensado, mas é um meio pelo qual é possível decifrar a realidade e clarear a condução do trabalho a ser realizado.
(IAMAMOTO, Marilda Vitela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001)
A pesquisa avaliativa, realizada de forma a respeitar os princípios das políticas sociais, deve ser concretizada
✂️ a) de forma pragmática, priorizando a aplicação mecânica de procedimentos instrumentais, para que possam fornecer subsídios ao desenvolvimento de planos, programas e projetos focados nas ações imediatas, pontuais e fragmentadas.
✂️ b) com métodos e técnicas mais modernos e sofisticados, desprezadas as relações e mediações existentes entre mercado e Estado.
✂️ c) com ênfase no estudo da eficácia, eficiência e do custo-benefício dos serviços sociais, sob uma perspectiva economista e gerencial.
✂️ d) com a adoção de uma lógica descritiva e de contagem nominal dos atendimentos realizados, considerando que o aspecto quantitativo é que dá impacto à efetividade de uma política social.
✂️ e) considerando a análise sócio-histórica, a perspectiva socioterritorial e a dimensão sociopolítica da prática avaliativa.