Questões Direito Administrativo Licitações e Lei 8666 de 1993

Margens de preferência são vantagens dadas a certas classes de ...

Responda: Margens de preferência são vantagens dadas a certas classes de fornecedores em processos de compra de bens ou serviços. O exemplo mais comum são preferências que vários gove...


1Q856354 | Direito Administrativo, Licitações e Lei 8666 de 1993, Prefeitura de Capanema PA Contador Público, CONSULPLAN, 2020

Margens de preferência são vantagens dadas a certas classes de fornecedores em processos de compra de bens ou serviços. O exemplo mais comum são preferências que vários governos dão a fornecedores nacionais. Sobre a margem de preferência que pode ser estabelecida nos procedimentos licitatórios, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

A margem de preferência é um instrumento previsto na Lei nº 14.133/2021, que regula as licitações e contratos administrativos no Brasil. Ela visa favorecer determinados fornecedores, como os nacionais, para estimular a indústria e o desenvolvimento local.

A alternativa b está correta porque a lei permite a aplicação de margem de preferência para produtos manufaturados e serviços nacionais que atendam às normas técnicas brasileiras. Isso está previsto no artigo 60 da Lei nº 14.133/2021, que trata das hipóteses de aplicação da margem de preferência.

A alternativa a está incorreta porque os estudos para estabelecer a margem de preferência devem ser revistos periodicamente, mas em prazo inferior a dois anos, e não dez anos.

A alternativa c está errada porque a margem de preferência não é concedida a empresas internacionais, e o desenvolvimento e inovação tecnológica realizados fora do país não são considerados para esse benefício.

A alternativa d está incorreta, pois o cumprimento de reserva de cargos para pessoas com deficiência não afeta o direito à margem de preferência.

A alternativa e está errada porque os estudos para estabelecer a margem de preferência devem considerar o custo adicional dos produtos e serviços, e o prazo para revisão é inferior a dois anos, não apenas 'periódico' sem especificação.

Portanto, a alternativa b é a que melhor reflete o que está previsto na legislação atual sobre margem de preferência em licitações.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.