No contexto da Educação Especial, o planejamento
pedagógico é uma ferramenta fundamental para
garantir a efetividade do processo educacional
inclusivo. Dentre os princípios norteadores desse
planejamento, destaca-se a forma de avaliação e a
necessidade de adaptação e flexibilização curricular,
visando atender às especificidades de cada aluno e
promover sua plena participação no ambiente escolar.
Considerando esse contexto, avalie as afirmativas a
seguir.
I. O planejamento pedagógico na Educação Especial
deve ser estático, seguindo um modelo único para
todos os alunos, a fim de garantir a equidade no
processo educacional.
II. A avaliação na Educação Especial deve ser realizada
de forma contínua e formativa, considerando os
progressos individuais de cada aluno e fornecendo
subsídios para o ajuste das estratégias pedagógicas.
III. O currículo na Educação Inclusiva deve ser concebido
de maneira inflexível, priorizando o cumprimento dos
conteúdos estabelecidos pelos parâmetros
curriculares nacionais, independentemente das
necessidades dos alunos.
IV. O planejamento pedagógico na Educação Especial
deve ser participativo, envolvendo não apenas os
professores, mas também os alunos, suas famílias e
demais profissionais da equipe multidisciplinar.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas II está correta.
b) Apenas IV está correta.
c) Apenas II e IV estão corretas.
d) Apenas II e III estão corretas.