Após análise para relatório de um grupo de alunos da escola, a especialista observou que a predominância de crianças atípicas
girava em torno de três grupos específicos: o primeiro, em número reduzido, é caracterizado pelo alto desempenho em uma
ou mais áreas de conhecimento comparado a alunos da mesma idade. As crianças apresentam capacidade intelectual na vida
acadêmica, criatividade, liderança, talento para artes e psicomotoras. O segundo grupo apresenta manifestações
comportamentais de pessoas portadoras de síndromes, disfunções e (ou) doenças de ordem psicológica, psiquiátrica ou
neurológica que ocasionam atraso no desenvolvimento da pessoa e prejuízos no relacionamento social. O terceiro grupo é
caracterizado por apresentar duas ou mais deficiências simultaneamente, podendo haver diferentes graus de gravidade entre
uma deficiência e outra. De acordo com a análise da especialista, os três grupos com necessidades especiais se referem a:
a) Deficiência Mental, Deficiência Múltipla e Altas Habilidades.
b) Altas Habilidades, Deficiência Auditiva e Condutas Típicas.
c) Deficiência Física, Deficiência Auditiva e Deficiência Mental.
d) Altas Habilidades, Condutas Típicas e Deficiências Múltiplas.