Uma dificuldade para se penetrar na problemática do multiculturalismo está referida à polissemia do termo. A necessidade de adjetivá-lo evidencia tal realidade. Expressões como multiculturalismo conservador, liberal, celebratório, crítico, emancipador, revolucionário podem ser encontradas na produção sobre o tema e se multiplicam continuamente. Para tal questão, vamos distinguir
duas abordagens fundamentais: uma descritiva e outra propositiva. Na perspectiva propositiva, falamos de um projeto político-cultural, de um modo de trabalhar as relações culturais numa determinada sociedade, de conceber políticas públicas na perspectiva
da radicalização da democracia, assim como construir estratégias pedagógicas. Nessa perspectiva, considere três abordagens
fundamentais e que estão na base das diversas propostas: o multiculturalismo assimilacionista; o multiculturalismo diferencialista
ou monoculturalismo plural; e, o multiculturalismo interativo, também denominado interculturalidade. No multiculturalismo diferencialista:
✂️ a) Afirma ser necessário garantir espaços próprios e específicos em que estas possam se expressar com liberdade, coletivamente.
Algumas das posições nesta linha terminam por ter uma visão estática e essencialista na formação das identidades culturais. ✂️ b) Uma política nesta perspectiva irá favorecer que todos se integrem na sociedade e sejam incorporados à cultura hegemônica. No
entanto, não se mexe na matriz da sociedade; procura-se integrar grupos marginalizados aos valores, mentalidades, conhecimentos
socialmente valorizados pela cultura hegemônica. ✂️ c) Promove-se, no caso da educação, uma política de universalização da escolarização; todos são chamados a participar do
sistema escolar, mas sem que se coloque em questão o caráter monocultural e homogeneizador presente em sua dinâmica.
Estratégias de caráter compensatório são implementadas para efetivar estas políticas. ✂️ d) Essa posição defende o projeto de afirmar uma cultura comum, a cultura hegemônica, e, em nome dele, deslegitima dialetos, saberes,
línguas, crenças, valores diferentes pertencentes aos grupos subordinados, considerados inferiores, explícita ou implicitamente. Um
pré-requisito para juntar-se à turma é desnudar-se, dessacralizar-se e despir-se da própria cultura.