Segundo Arroyo (2011), as relações entre os docentes e os ordenamentos curriculares se contrapõem
em duas tendências.
É correto afirmar que as tendências indicadas por
esse autor correspondem a uma em que
✂️ a) docentes da Educação Básica se tornaram mais
autônomos, mais criativos, menos aulistas e menos conteudistas; e a outra em que as diretrizes e
normas, os ordenamentos e as lógicas curriculares
tendem a manter sua tradicional rigidez, normalização, segmentação, sequenciação e avaliação. ✂️ b) docentes da Educação Básica se tornaram mais aulistas e conteudistas; e a outra em que as diretrizes
e normas, os ordenamentos e as lógicas curriculares tendem a se consolidar cada vez mais como
flexíveis e libertadoras. ✂️ c) docentes da Educação Básica se tornaram menos
autônomos e dialógicos; e a outra em que as diretrizes e normas, os ordenamentos e as lógicas
curriculares tendem a se consolidar cada vez mais
como críticas e libertadoras. ✂️ d) as diretrizes e normas, os ordenamentos e as lógicas curriculares subvertem a sua tradicional rigidez, normalização, segmentação, sequenciação e
avaliação; e a outra em que docentes da Educação
Básica se tornaram mais autônomos, mais criativos, menos aulistas e menos conteúdistas; as diretrizes e as normas, os ordenamentos e as lógicas
curriculares tendem a manter sua tradicional rigidez, normalização, segmentação, sequenciação e
avaliação.