A psicopedagogia é uma área de conhecimento e de atuação profissional voltada para a temática da aprendizagem ou, mais
precisamente, para a temática do sujeito que aprende. Em princípio, seu foco eram as dificuldades de aprendizagem e o fracasso
escolar e, atualmente, sua preocupação se configura de forma mais abrangente.
(Ramos, 2007, p. 16.)
Sobre a história da psicopedagogia e as influências das teorias educacionais, é correto afirmar que:
a) Por ser uma ciência que busca interagir entre a psicologia e a pedagogia, a psicopedagogia não possui influência de outras
ciências, como a sociologia e a antropologia.
b) O movimento escolanovista também não é considerado na construção de uma psicopedagogia, pois o seu legado histórico
consiste no foco do professor e nas metodologias de ensino propostas.
c) As abordagens de matriz piagetiana são importantes para a psicopedagogia, pois retiraram do “erro” o sinônimo de
problema e o reinterpretaram como expressão das hipóteses infantis, lançadas durante o seu desenvolvimento.
d) A concepção vigotskiana não é considerada na psicopedagogia, pois destaca a interdependência do meio sociocultural na
aprendizagem o que não é relevante nesse processo, visto que a psicopedagogia atua somente nas subjetividades humanas.