Jean Piaget propôs uma teoria do desenvolvimento cognitivo cujos estágios representam uma visão geral do desenvolvimento cognitivo, indicando as mudanças fundamentais nas formas como as crianças pensam e compreendem o mundo. A progressão através
dos estágios é geralmente sequencial, podendo variar entre os indivíduos. Neste contexto, analise o caso hipotético a seguir: “uma
estudante de 15 anos de idade demonstra dificuldades em compreender plenamente princípios abstratos e conceitos mais complexos. Seu raciocínio é prevalentemente baseado em características visíveis e concretas e ela possui dificuldade em entender situações
que envolvem conceitos mais abstratos ou hipotéticos. Além disso, ao interagir em grupo, prefere brincadeiras que envolvem regras
simples e atividades concretas”. Considerando as características comportamentais descritas, segundo a teoria de Jean Piaget , assinale a afirmativa correta.
✂️ a) A estudante apresenta comportamentos compatíveis com o estágio pré-operatório, mas deveria estar com prevalência de
comportamentos compatíveis com os do estágio das operações concretas. ✂️ b) Seu comportamento é compatível com o estágio das operações concretas, o que indica, dentro dos conceitos piagetianos , que, se
o professor insistir em estratégias pedagógicas mais usuais em estágios mais avançados, fracassará. ✂️ c) A estudante apresenta características do estágio das operações formais, que se caracterizam pela necessidade das estratégias de ensino do professor piagetiano devam ser pautadas pela utilização de materiais concretos. ✂️ d) Apesar de parecer ter comprometimentos cognitivos, as características comportamentais são compatíveis com as esperadas
no estágio das operações formais, devendo o professor utilizar estratégias pedagógicas desta fase, a fim de promover seu
desenvolvimento.