Deve-se salientar, ainda, que os conteúdos dos
cursos de licenciatura, ou não incluem o estudo das
correntes pedagógicas, ou giram em torno de teorias
de aprendizagem e ensino que quase nunca têm
correspondência com as situações concretas de sala
de aula, não ajudando os professores a formar um
quadro de referência para orientar sua prática.
LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e
organização. São Paulo: Cortez, 2006. 208 p.
Na formação de professores, o estudo da
epistemologia das tendências pedagógicas objetiva:
a) Alicerçar o conteúdo teórico à prática
pedagógica, fomentando conhecimentos e atitudes
que favoreçam o aprimoramento profissional.
b) Priorizar a valorização das aptidões individuais,
alicerçadas na meritocracia.
c) Apresentar o desempenho exemplar,
destacando-se em relação ao tecnicismo.
d) Exemplificar o papel da escola ao educar os
sujeitos para atuarem em sociedade.
e) Divulgar os exemplos exitosos de práticas
pedagógicas que contribuam com a formação de
professores competentes.