Imagine que uma criança já possui a capacidade de pegar alguma coisa, em que os movimentos da mão e dos dedos foram
estabelecidos com base em alguma experiência anterior ou mesmo devido ao reflexo de preensão, com o qual todos os
indivíduos nascem. A criança dispõe de uma ferramenta cognitiva, ainda que mal desenvolvida, que a capacita a agir sobre
qualquer objeto passível de ser pego por intermédio da mão. Com base no texto e nos conceitos Piagetianos que traduzem as
categorias fundamentais da concepção assumida por Piaget, em que o Sujeito age sobre o objeto, assinale a alternativa correta.
✂️ a) O Sujeito procura desvendar o objeto trazendo-o para dentro desses referenciais, chamados esquemas cognitivos, ainda
que estes sejam insuficientes para dominar toda a complexidade do objeto. A esse processo Piaget deu o nome de acomodação. ✂️ b) O segundo processo chama-se assimilação e consiste nas modificações sofridas pelo sujeito em função do exercício
assimilador desencadeado. O sujeito tem, então, seus esquemas cognitivos alterados por causa da relação que mantém com o Objeto, o que representa um esforço adaptativo para superar o desnível existente entre um e outro. ✂️ c) O sujeito procura desvendar o Objeto trazendo-o para dentro desses referenciais, chamados esquemas cognitivos,
ainda que estes sejam insuficientes para dominar toda a complexidade do Objeto. A esse processo Piaget deu o nome de
assimilação. O segundo processo chama-se acomodação e consiste nas modificações sofridas pelo Sujeito em função do
exercício assimilador desencadeado. O sujeito tem, então, seus esquemas cognitivos alterados por causa da relação que
mantém com o objeto, o que representa um esforço adaptativo para superar o desnível existente entre um e outro. Feito
isso, chega-se ao estado de equilíbrio entre sujeito e objeto. ✂️ d) A assimilação, ainda que provisória, representa conhecimento, mas é logo seguida por novas situações em que a
pessoa é novamente desafiada, o que dá início a sucessivas assimilações e acomodações, mais conhecimento, outros
desequilíbrios e assim por diante.