Vygotsky (1997) afirma que há um percurso no desenvolvimento infantil que é definido pelo processo de maturação pertencente à filogênese, mas somente o aprendizado é que irá possibilitar o desenvolvimento dos processos superiores na ontogênese. Portanto, o desenvolvimento cultural não acontece da mesma forma, já que na criança com desenvolvimento típico, ele tende a se desenvolver em paralelo ao natural e na criança com deficiência, há necessidade de aparatos culturais diferentes para a apropriação da cultura.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.
✂️ a) A deficiência é o fator primário que causa o comprometimento nas funções superiores, e não está na qualidade ou quantidade de constructos culturais que são compartilhados e apropriados pela criança com deficiência na sua interação com o mundo. ✂️ b) A deficiência não é o fator primário que causa o comprometimento nas funções superiores, mas sim a qualidade e a quantidade de constructos culturais que são compartilhados e apropriados pela criança com deficiência para que possa interagir com o mundo. ✂️ c) O desenvolvimento incompleto das funções inferiores na criança com deficiência aparece, usualmente, como um fenômeno secundário, suplementar, que se ergue sobre a base de suas particularidades secundárias. ✂️ d) A dificuldade do desenvolvimento social determina o desenvolvimento incompleto das funções psíquicas inferiores, as quais, quando é normal o curso das coisas, surgem diretamente na relação com o desenvolvimento da atividade coletiva da criança. ✂️ e) As funções psíquicas que surgiram no processo de desenvolvimento histórico da humanidade e cuja estruturação depende do comportamento coletivo da criança constituem o campo que admite em maior medida o nivelamento e a atenuação das consequências do defeito; contudo, não apresenta as maiores possibilidades para uma influência educativa.