Em “Pedagogia dos sonhos possíveis” (2014), são discutidas
várias temáticas relevantes para o dia a dia da escola.
Em relação a essa obra, é correto afirmar que,
✂️ a) ao se discorrer sobre formação em Ciências, discorre-se sobre a importância do distanciamento entre formação humana e científica, além de explicitar que Ciências e consciência precisam ser trabalhadas de forma seccionada, de modo que a curiosidade não atrapalhe a busca por dados científicos. ✂️ b) ao problematizar sobre uma escola democrática, ressalta-se que a educação que se vive na escola é a chave das transformações do mundo. Dessa forma, a radicalidade da educadora ou educador se manifesta através de sua coerência entre o que diz e o que faz. ✂️ c) ao se propor um diálogo com educadores, é apresentada a necessidade de que durante todo o processo educativo, se superenfatize a linguagem do grupo que se está trabalhando, de modo a orientá-los ao combate de múltiplos discursos, inclusive o discurso “padrão” da sociedade dominante na qual vivem. ✂️ d) ao refletir sobre os desafios da mudança, expõe-se que a mudança não é arbitrária; não se muda porque quer, nem se muda sempre na direção com que sonha, sendo preciso saber que a mudança não é individual, é social, com uma dimensão individual.