Para Gasparim, Penetucc (2008, p. 3), o educador, conhecendo a teoria que sustenta a sua prática, pode suscitar transformações
na conscientização dos educandos e demais colegas, chegando até aos condicionantes sociais, tornando o processo ensino
aprendizagem em algo realmente significativo, em prol de uma educação transformadora, que supere os deficits educacionais
atuais. As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento social cultural e político da sociedade.
Essas tendências formaram a prática pedagógica dos educadores em todo o país. Em consonância com leituras filosóficas sobre
as relações entre educação e sociedade, Libâneo (1992), ao realizar uma abordagem das tendências pedagógicas, organiza as
diferentes pedagogias em dois grupos: Pedagogia Liberal e Pedagogia Progressista. Considerando a Pedagogia Liberal Renovada,
assinale a afirmativa correta.
✂️ a) O papel da escola é modelar o comportamento humano para atuar de acordo com a necessidade do sistema capitalista.
Compete à escola organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos necessários para que os
indivíduos se integrem na máquina do sistema social. Nesta perspectiva, a escola é responsável em aperfeiçoar a ordem
social onde está inserida e manter articulações com o sistema produtivo. ✂️ b) Apresenta a transformação da personalidade em um sentido libertário e autogestionário. As matérias são colocadas, mas
não exigidas. Vivência grupal na forma de autogestão. O professor é orientador e os alunos livres. Prima pela valorização da
vivência cotidiana. Aprendizagem informal via grupo. A relação com o aluno prima pela não diretividade, recusa qualquer
forma de poder e autoridade, sendo apenas um instrutor-monitor do grupo. ✂️ c) Conteúdos culturais universais são incorporados pela humanidade frente à realidade social. O método parte de uma relação
direta da experiência do aluno confrontada com o saber sistematizado. Papel do aluno como participador e do professor
como mediador entre o saber e o aluno. Baseadas nas estruturas cognitivas já estruturadas dos alunos, ou seja, parte dos
conhecimentos que o aluno já possui para atingir um nível mais avançado do conhecimento. ✂️ d) Chamada também de Pedagogia da Escola Nova, desenvolveu-se no Brasil na década de 30. Caracterizou-se por centralizar
todo o processo educativo na atividade da criança, mas sempre valorizando o trabalho coletivo, da troca, da ação da criança
sobre o conhecimento a ser construído, onde a criança se desenvolve em etapas gradativas e geométricas, mantendo-se
respeito ao ritmo individual dos sujeitos, sendo um de seus principais princípios pedagógicos, o respeito às características
individuais e à sua personalidade.