Considerando as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Infantil, que enfatizam a
importância do brincar como eixo central do
processo educativo, analise as afirmações a seguir e
assinale a alternativa que apresenta a compreensão
mais completa sobre o papel do brincar nessa etapa
da educação:
a) O brincar, na Educação Infantil, deve ser livre e
espontâneo, sem a interferência do professor, que
deve garantir apenas um ambiente seguro e materiais
adequados.
b) As brincadeiras direcionadas pelo professor, com
objetivos pedagógicos específicos, são mais eficazes
para o desenvolvimento infantil do que as
brincadeiras espontâneas.
c) O brincar é um momento de recreação e socialização,
contribuindo para o desenvolvimento da linguagem e
da coordenação motora, mas não possui um papel
fundamental na construção do conhecimento.
d) O brincar é uma prática cultural complexa que
envolve a construção de significados, a interação
social e a aprendizagem de diferentes linguagens,
sendo fundamental para o desenvolvimento integral
da criança.
e) A Educação Infantil deve priorizar atividades mais
formais, como a alfabetização e o cálculo, deixando o
brincar para momentos de lazer e descontração.