Paulo Freire contribuiu muito para a educação brasileira, ele defendeu a ideia de que, na alfabetização, se deve investigar e trabalhar as “palavras-geradoras”; e, na pós-alfabetização, deve-se pesquisar e desenvolver o processo educacional com os “temas geradores”. Com base nos seus conhecimentos sobre Paulo Freire e a sua influência na educação brasileira, marque a alternativa INCORRETA .
✂️ a) Paulo Freire propõe a substituição da aula pelo que denominou “círculo de cultura” no qual, por meio de relações horizontalizadas, educadores e educandos aprendem mutuamente, discutindo palavras, temas ou contextos geradores de suas próprias culturas. ✂️ b) Para Paulo Freire, a educação bancária implica numa espécie de anestesia, inibindo o poder criador dos educandos. O autor afirma que a educação problematizadora é a melhor opção, pois possui caráter autenticamente reflexivo, e implica num constante ato de desvelamento da realidade. ✂️ c) Paulo Freire acreditava que toda relação humana se desenvolve sobre uma dimensão política, apreendida pela leitura de mundo, que, por sua vez, é a base da leitura da palavra. ✂️ d) Uma das contribuições importantes de Paulo Freire foi na Educação de jovens e adultos (EJA). O autor fez um trabalho em prol da “desinfantilização” da EJA, levando em conta a importância de se trabalhar temas e assuntos comuns a realidade dos estudantes. ✂️ e) Paulo Freire acreditava e defendia a “educação bancária”, como a melhor forma de educar as crianças, jovens e adultos. Nela o professor vê o aluno como um banco, no qual deposita o conhecimento. Na prática, o aluno é como um cofre vazio em que o professor acrescenta fórmulas, letras e conhecimento científico.