Um serviço de atendimento ao público prestado com qualidade necessita de boa
vontade, profissionalismo e, acima de tudo, respeito ao público, buscando sempre ouvir o
que as pessoas têm a dizer. Sobre as atitudes que contribuem para um atendimento ao
público de forma adequada, avalie as sentenças:
I - Inicie a conversa com uma atitude amigável e prestativa.
II - Seja proativo. Pergunte à pessoa: “Em que posso ajudar?”.
III - Não tenha paciência ao ouvir a pessoa, interrompa bruscamente.
IV - Durante o atendimento, atenda telefonemas ou seu celular.
V - Trate a todos com igualdade e cordialidade.
VI - Procure sorrir. Além de calorosa, essa atitude demonstra abertura e disposição.
VII - Se necessário, conduza o visitante ao destino desejado (se ele precisar, por exemplo,
se dirigir a outro setor).
VIII - Mantenha a calma mesmo com pessoas menos educadas. Jamais as interrompa,
discuta ou seja agressivo com elas.
IX - Não fale baixo nem gritando, use um tom moderado. E procure transmitir as
informações de maneira rápida e correta.
X - Se você não tiver resposta para a questão, procure a solução e dê um retorno à pessoa
atendida. Nunca a deixe sem reposta.
Após a análise, pode-se afirmar:
a) Somente as sentenças II, III, IV, V, VI, VII, VIII e X estão corretas.
b) Somente as sentenças I, III, V, VI, VII, VIII, IX e X estão corretas.
c) Somente as sentenças I, II, V, VI, VII, VIII, IX e X estão corretas.
d) Somente as sentenças II, III, IV, VI, VIII, IX e X estão corretas.
e) Somente as sentenças III, IV, V, VI, VII, VIII, IX e X estão corretas.