A respeito da atuação técnica, pedagógica e
articuladora do Supervisor Escolar, analise as
alternativas e assinale a seguir:
I. A ação educativa exige nova postura dos
profissionais que são por ela responsáveis. Dentre
eles o Supervisor Escolar. Nessa tentativa de
redesenhar a prática supervisora, o exercício da
supervisão deve transcender à simples fiscalização,
ou seja, o Supervisor Escolar não deve assumir
como seu papel principal o de ser carrasco, mas sim
o parceiro do professor.
II. No atual contexto educacional são várias as ações
que caracterizam as competências do Supervisor
Escolar. Um dos novos atributos do Supervisor é o
de deixar de ser aquele profissional que
simplesmente participa dos planejamentos,
avaliações, controle, enfim, o novo perfil do
supervisor deve estar voltado para a coletivização
do pensar e agir educativo, levando em
consideração a realidade, os problemas da
comunidade e a vivência do aluno e do professor
para redefinir as estratégias e metodologia e até
mesmo os conteúdos, tornando o sistema escolar
mais eficaz.
III. Um Supervisor Escolar que seja parceiro político
pedagógico do professor, o que conota um
movimento de reflexão-ação e ação/reflexão, ou
seja, o trabalho deste especialista deve estar em
consonância com a filosofia adotada pela escola,para que seja capaz de acompanhar o trabalho
desenvolvido na sala de aula, nas demais
dependências da escola, bem como nas relações do
gestor com a comunidade local (eventos) e nas
ações burocráticas da escola de modo que seja um
verdadeiro parceiro.
IV. Quanto às necessidades da Supervisor escolar, ou
seja, as razões que demonstram as necessidades da
supervisão, pode-se ressaltar que este evita que a
rotina ameace o ensino, promove o aperfeiçoamento
profissional do magistério, garante o
desenvolvimento dos programas educacionais,
permite o conhecimento do meio em que funciona a
escola, contribui para o planejamento integral na
escola, contribui para a melhora das condições do
aluno, do mestre e da escola, coopera para o bem-estar da comunidade, estimula a renovação do
ensino, vincula a ação da escola à comunidade de
Estado e favorece a realização dos fins colimados
pelo sistema de ensino.
V. O supervisor precisa estar em consonância com a
filosofia de trabalho adotada pela escola na qual
atua, sendo inovador, transparente seguindo uma
meta de qualidade no ensino e coletivamente. Este
deve estar embasado no Projeto Político
Pedagógico. Estando comprometido em preocupar-se não somente consigo mesmo, mas também com
os demais agentes educativos que permeiam a vida
do educando dentro e fora da escola (pais,
professores, coordenadores, orientadores, gestor,
pessoas da comunidade).
Estão CORRETAS:
✂️ a) II, III, IV, apenas. ✂️ b) II, III, V, apenas. ✂️ c) I, II, III, IV, V. ✂️ d) III, IV, V, apenas. ✂️ e) I, II, III, apenas.