No campo da Educação, a discussão sobre alfabetização e letramento tem sido
aprofundada por diversos autores, entre os quais se destaca Magda Soares. Suas obras
contribuem significativamente para a compreensão de que esses termos, embora distintos,
são indissociáveis no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Em sua
obra Alfabetização e letramento (2004), ela diferencia os dois conceitos, ressaltando que a
alfabetização não pode estar dissociada do letramento, especialmente em contextos
escolares voltados à formação integral da criança. Com base no pensamento de Magda
Soares, assinale a alternativa correta:
✂️ a) Alfabetizar e letrar são processos dissociáveis, de forma que a alfabetização refere-se à
utilização da leitura e da escrita mesmo que o indivíduo não domine plenamente o código
alfabético. ✂️ b) O letramento é um processo que ocorre apenas após a completa aquisição do sistema
alfabético de escrita. O conceito de letramento surgiu para substituir o de alfabetização, tornando
este último obsoleto na contemporaneidade, visto que a ênfase atual é dada apenas à
funcionalidade social da leitura e da escrita. ✂️ c) A alfabetização compreende exclusivamente o domínio das letras e sílabas, sendo o
letramento uma responsabilidade da família e não da escola. ✂️ d) A alfabetização deve ser compreendida como um processo que inclui a aprendizagem do
sistema de escrita e, simultaneamente, o uso social da linguagem escrita — ou seja, o letramento. ✂️ e) Segundo Magda Soares, o ensino da leitura e da escrita deve acontecer apenas quando a
criança estiver pronta, o que geralmente ocorre após os sete anos.