A Psicomotricidade, enquanto campo de estudo e
intervenção, compreende a relação indissociável entre o
psíquico e o motor, sendo fundamental para o
desenvolvimento global da criança e,
consequentemente, para o processo de aprendizagem.
Elementos como esquema corporal, lateralidade e
coordenação motora (ampla e fina) são considerados
pilares desse desenvolvimento.
Considerando os conceitos centrais da Psicomotricidade
e sua relevância para a aprendizagem escolar, assinale
a alternativa que apresenta a correta articulação entre
esses elementos:
a) O esquema corporal é sinônimo de imagem corporal,
sendo ambos conceitos que se desenvolvem
independentemente da experiência motora. A
lateralidade, nesse contexto, é um fator genético que
não pode ser estimulado, limitando o
desenvolvimento da coordenação motora para fins
pedagógicos.
b) A lateralidade é a capacidade inata de utilizar um
lado do corpo preferencialmente, sendo um fator
determinante para o desenvolvimento do esquema
corporal, enquanto a coordenação motora ampla se
restringe a movimentos isolados, sem impacto
significativo na aprendizagem formal.
c) O esquema corporal refere-se à representação
mental do próprio corpo e de suas partes, e sua
consolidação é crucial para a lateralidade, que, por
sua vez, influencia diretamente a organização
espacial e a coordenação motora fina, essenciais
para habilidades como a escrita e o desenho.
d) A coordenação motora ampla está relacionada
apenas a atividades que exigem grande esforço
físico, e sua influência na aprendizagem se limita ao
desempenho em educação física, não se conectando
diretamente com a coordenação motora fina ou com
o esquema corporal.