A alfabetização e o letramento, bem como o
desenvolvimento da linguagem oral e escrita, são
processos interdependentes e complexos, essenciais
para a formação do sujeito. A prática pedagógica eficaz
nesse campo exige a compreensão das fases dedesenvolvimento e a adoção de intervenções
significativas que integrem escuta, fala, leitura e
produção de texto.
Considerando as abordagens contemporâneas sobre
alfabetização e letramento, qual das afirmações a seguir
melhor descreve uma prática pedagógica alinhada aos
princípios de desenvolvimento integral da linguagem?
a) As práticas pedagógicas significativas para a
alfabetização são aquelas que dispensam a reflexão
explícita sobre o sistema alfabético, confiando que a
imersão em diversos gêneros textuais, por si só,
garantirá a apropriação espontânea da escrita por
todos os alunos.
b) A intervenção pedagógica eficaz na alfabetização e
letramento se dá pela articulação entre a apropriação
do sistema de escrita alfabético e o desenvolvimento
de práticas sociais de leitura e escrita, promovendo
um ambiente rico em interações linguísticas e
textuais que valorizem os conhecimentos prévios do
estudante.
c) O desenvolvimento da linguagem oral e escrita é um
processo linear e sequencial, onde a escuta e a fala
são pré-requisitos absolutos para a leitura e a
produção de texto, exigindo que o professor trabalhe
cada habilidade de forma isolada para garantir a
progressão no aprendizado.
d) O processo de alfabetização deve focar
prioritariamente na memorização de sílabas e na
repetição de fonemas, com a finalidade de acelerar a
codificação e decodificação, relegando o letramento
a uma etapa posterior, quando o aluno já dominar
plenamente a estrutura da escrita.