As Políticas de Equidade Racial, de Gênero e
Diversidade Cultural, juntamente com a Educação para
as Relações Étnico-Raciais e o ensino de História e
Cultura Afro-Brasileira e Indígena (Lei nº 10.639/2003 e
Lei nº 11.645/2008), são dispositivos legais e
pedagógicos fundamentais para a construção de uma
sociedade mais justa e equitativa. Sua implementação
efetiva no ambiente escolar exige uma compreensão
complexa que transcende a mera inclusão temática no
currículo.
Nesse contexto é correto afirmar que:
✂️ a) A integração das Leis nº 10.639/2003 e nº
11.645/2008 no currículo escolar demanda uma
reorientação epistemológica da história e da cultura,
visando desconstruir narrativas eurocêntricas e
promover o reconhecimento de sujeitos
subalternizados, fundamental para a formação de
uma identidade nacional plural e equânime. ✂️ b) A diversidade cultural na escola implica a adoção de
currículos flexíveis que se adaptem às demandas
individuais dos alunos, porém sem a necessidade de
promover discussões sobre relações de poder e
privilégios, para não gerar desconforto ou conflitos
desnecessários no ambiente educacional. ✂️ c) O ensino de história e cultura afro-brasileira e
indígena deve ser conteúdo específico de disciplinas
isoladas, a fim de garantir a especialização do
conhecimento e evitar a diluição da temática no
currículo geral, assegurando a autonomia dos
professores para abordá-lo de forma superficial. ✂️ d) As políticas de equidade racial e de gênero se
restringem à abordagem de datas comemorativas e
eventos folclóricos, tendo como objetivo principal a
celebração da diversidade, sem a necessidade de
revisão das práticas pedagógicas cotidianas ou da
estrutura curricular vigente.