Apesar da pretensão contrária, nós não sabemos
geografia. Nesta matéria, a nossa ciência é de
nomenclatura e, em geral, cifra-se à nomenclatura
geográfica da Europa. É mesmo vulgar achar entre nós
quem conheça melhor essa do que a do Brasil. [...] No
ensino primário brasileiro o da geografia é lamentável e,
quando feito, o é por uma decoração bestial e a
recitação ininteligente da lição decorada [...]. O ensino
secundário é feito com vista ao exame, apressada e
precipitadamente, e resume-se na enumeração e
nomenclatura. [...] a geografia do País, inteligentemente
compreendida e ensinada, é por assim dizer a base de
toda a educação nacional bem dirigida. (VERÍSSIMO,
1985, p. 92-96).
Sobre a Geografia como disciplina escolar no Brasil,
assinale a alternativa correta:
✂️ a) A perspectiva contemporânea da Geografia na
escola restringe-se à memorização de capitais, rios e
montanhas como base do conhecimento geográfico. ✂️ b) Desde sua inserção no currículo escolar, a Geografia
manteve uma abordagem neutra e despolitizada,
centrada exclusivamente na descrição física dos
lugares. ✂️ c) A Geografia escolar sempre teve como objetivo
central o ensino técnico da cartografia e da
localização, sem considerar aspectos sociais e
culturais. ✂️ d) A Geografia escolar contemporânea busca
desenvolver uma compreensão crítica das relações
entre sociedade e natureza, incorporando temas
como território, lugar, paisagem e globalização.