A educação formal brasileira inicia-se no período do
Brasil Colônia, com a chegada dos jesuítas, em 1549,
sob a orientação do Padre Manoel da Nóbrega. Estes
religiosos foram responsáveis pela instrução e
catequização até o ano de 1759, quando o Marquês de
Pombal os expulsou e implantou as Reformas
Pombalinas. O objetivo fundamental dessa mudança era
a implantação do ensino laico (desvinculado de aspectos
religiosos) e público (acessível a todos). Muitas
mudanças ocorreram até que se chegasse à pedagogia
dos dias de hoje. As principais reformas foram Benjamim
Constant (1890), Epitácio Pessoa (1901), Rivadávia
Correia (1911), Carlos Maximiliano (1915), João Alves da
Rocha Vaz (1925), Francisco Campos (1932), Gustavo
Capanema (1946) e as Leis de Diretrizes e Bases de
1961, 1971 e 1996."
Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/ca
pes/207142/2/Hitoria%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o
.pdf
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a história
da educação no Brasil, é correto afirmar:
✂️ a) O processo de educação brasileiro inicia-se de fato apenas após as Reformas Pombalinas. ✂️ b) As reformas educacionais brasileiras ocorreram de
forma contínua e sem influência política, visando
apenas o avanço pedagógico. ✂️ c) A educação brasileira sempre foi laica desde sua
origem, sendo os jesuítas apenas figuras
administrativas. ✂️ d) A educação sempre esteve a favor de determinados
grupos sociais, com o propósito de manter seu status
quo.