A trajetória da educação no Brasil acompanha as
transformações sociais, políticas e econômicas do país,
desde a atuação dos jesuítas na colonização até os
debates contemporâneos sobre legislação, inclusão e
qualidade do ensino. Cada período foi marcado por
mudanças nas finalidades, métodos e estrutura da
educação formal. Considerando esse contexto, assinale
a alternativa correta sobre um dos marcos históricos da
educação brasileira.
✂️ a) Compreender o período republicano como
responsável pela fundação do ensino superior
brasileiro é adequado, já que nesse momento se
estabeleceram as primeiras universidades no país. ✂️ b) Afirmar que a pedagogia tradicional, voltada à
valorização da prática social, é própria da educação
crítica brasileira é coerente com a perspectiva de
formação emancipatória defendida na
contemporaneidade. ✂️ c) Reconhecer a LDB de 1996 como um marco
normativo do período contemporâneo é compreender
que ela consolida princípios fundamentais da
educação brasileira, como gestão democrática,
pluralismo de ideias e valorização da diversidade. ✂️ d) Atribuir ao período imperial a criação da educação
técnica profissionalizante é correto, pois foi nesse
momento que se consolidou a formação técnica
vinculada às demandas do mercado de trabalho
industrial.