No contexto da organização pedagógica das instituições
escolares, o Projeto Político-Pedagógico (PPP) constitui-se
como o instrumento orientador da prática educativa, concebido
a partir de uma perspectiva coletiva, reflexiva e transformadora.
Segundo Veiga (2001), o PPP não é apenas um documento
burocrático ou técnico, mas um processo político e pedagógico
que expressa os compromissos assumidos pela escola frente
às demandas sociais, culturais e educacionais. Identifique a
alternativa que designa, de forma conceitualmente adequada,
uma característica estruturante do Projeto Político-Pedagógico
que o distingue de outras formas de planejamento institucional.
a) O Projeto Político-Pedagógico é um instrumento que articula
intencionalidades educativas, valores, princípios e práticas,
assumindo-se como construção coletiva orientada para a
transformação social e superação das desigualdades, com
base em uma concepção crítica de educação.
b) O Projeto Político-Pedagógico deve priorizar a padronização
de procedimentos didático-administrativos, garantindo a
homogeneidade das práticas docentes e a uniformidade
dos currículos escolares em todas as instituições da rede.
c) O Projeto Político-Pedagógico é elaborado por técnicos
da Secretaria de Educação e enviado às escolas para
cumprimento obrigatório, visto que sua função principal é
assegurar metas operacionais e índices de desempenho.
d) O Projeto Político-Pedagógico é um plano de ação voltado
exclusivamente para o corpo docente, servindo como diretriz
para práticas de ensino e para o controle de conteúdos, sem
envolvimento da comunidade escolar.
e) O Projeto Político-Pedagógico é um documento técnicocurricular que deve ser atualizado anualmente com base nos
resultados das avaliações externas, sendo seu conteúdo
determinado majoritariamente por órgãos normativos e
gestores escolares.