Considere o seguinte excerto do texto:
A aprendizagem significativa da linguagem cartográfica
pode ser um importante instrumento para a formação da cidadania. O mapa serve para exercer o poder e, portanto, serve
também para construir a autonomia. O raciocínio geográfico é
importante para desvendar o mundo e sabemos também que
o mapa é uma ferramenta imprescindível para esse desvendamento. Dessa forma, a alfabetização cartográfica é como
um processo metodológico que considera o sujeito da aprendizagem em coordenação com o objeto da aprendizagem. O
sujeito que lê e desvenda o espaço de sua vivência, terá um
instrumento ao mesmo tempo desafiador e orientador para
suas investigações.
(Elza Yasuko Passini. Disponível em:
http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx. Adaptado) Sobre o processo de alfabetização cartográfica, é correto
afirmar que
✂️ a) o desenvolvimento de habilidades para compreender a linguagem cartográfica deve estar associado
ao conhecimento espacial, pois permite, aos sujeitos, interpretar informações geográficas e tomar decisões adequadas em diversos contextos. ✂️ b) a identificação dos elementos que estruturam o
mapa, como a simiologia gráfica, é suficiente para
que os estudantes compreendam a organização espacial dos objetos representados. ✂️ c) as competências utilizadas na decodificação de símbolos no mapa sistemático são distintas entre estudantes e professores, pois os estudantes atuam passivamente na interpretação dos dados geográficos. ✂️ d) a construção de atividades lúdicas para a representação do espaço geográfico deve estar presente em
todas as fases da alfabetização estudantil, uma vez
que a utilização do recurso cartográfico em sala de
aula demanda a neutralidade científica. ✂️ e) a utilização dos mapas temáticos nas relações de ensino-aprendizagem em sala de aula deve estabelecer
o limite escalar dos fatos e fenômenos geográficos
estudados, em razão da abrangência espacial local
em que esses fenômenos ocorrem.