Considere o excerto a seguir: O binômio ensino/aprendizagem apresenta duas fases
de uma mesma moeda. Isso por que o ensino/aprendizagem
é um processo, implica movimento, atividade, dinamismo: ensina aprendendo e aprende-se ensinando. A aprendizagem
não será produzida pela simples acumulação passiva, mas
mediante a atividade exercida sobre os conteúdos, articulando-se uns com os outros. Por outro lado, ensinar é provocar
situações, desencadear processos e utilizar mecanismos intelectuais requeridos pela aprendizagem, que permitirá aos
professores empregarem métodos ativos, para engendrar a
ação didática em bases sólidas. O ensino/aprendizagem da
Geografia deveria ser planejado no todo, compreendendo os
diferentes níveis de ensino, atendo às diferenças, aos interesses e às necessidades dos sujeitos, considerando o desenvolvimento intelectual e visando a formação da cidadania
responsável, consciente e atuante.
(Lívia de Oliveira, “O ensino/aprendizagem de geografia
nos diferentes níveis de ensino”. In: Nídia N. Pontuschka e
Ariovaldo U. de Oliveira, Geografia em perspectiva , 2002. Adaptado)
Para promover a efetiva relação de ensino/aprendizagem da Geografia, o professor deve ter como ponto
de partida
✂️ a) a mitigação do contexto histórico do estudante sobre
a produção do espaço geográfico, pois ambos são
sujeitos conscientes do papel desempenhado por
cada um em sala de aula. ✂️ b) a construção do conhecimento por meio da realidade vivenciada pelo estudante, sendo que juntos estariam descobrindo e recriando a ciência geográfica
em sala de aula. ✂️ c) o estabelecimento das relações entre o currículo
e conteúdo a serem abordados em sala de aula,
sendo necessário aos estudantes produzirem os
compêndios com base nas suas respectivas visões
de mundo. ✂️ d) a utilização de recursos visuais e dados estatísticos
para compreender conceitos e temas da geografia
pelos estudantes, pois ambos estabelecem quais
são as categorias de análise do espaço que serão
trabalhadas em sala de aula. ✂️ e) a compreensão de um referencial de conceitos e noções identificáveis pelos estudantes, para que ambos possam iniciar o processo de investigação das
organizações humanas, quer social, quer natural, em
sala de aula.