Considere o seguinte excerto: O currículo de Geografia do Ensino Fundamental II do
município de Itatiba está organizado com base nos princípios
e conceitos da Geografia Contemporânea. Ressalta-se que,
embora o espaço geográfico seja o conceito mais amplo e
complexo da Geografia, é necessário que os estudantes dominem as categorias de análise do espaço geográfico: território, lugar, região, natureza e paisagem. Além disso, nesse
currículo, prevê-se o alinhamento com os demais componentes da área de Ciências Humanas, de outras áreas de conhecimento, temas integradores e transversais.
(ITATIBA – Secretaria da Educação. Currículo do Ensino
Fundamental II . Disponivel em: http://www.itatiba.sp.gov.br/
templates/midia/secretarias/educacao/publicacoe/curriculo_
ensino_fundamental_ii_6o_ao_9o_ano.pdf. Adaptado)
De acordo com o currículo do Ensino Fundamental II do
município de Itatiba, cabe ao professor de Geografia
✂️ a) o exercício da docência como um elemento central
do processo de construção curricular, ancorando os
debates teóricos do ensino com a prática pedagógica concreta e na realidade educacional da cidade
de Itatiba. ✂️ b) promover patriotismo cívico, conscientizando o estudante sobre a importância da identidade nacional e o
seu papel na sociedade de classes para a formação
de um senso empreendedor. ✂️ c) a capacidade de diagnosticar, previamente ao seu
planejamento, quais são as demandas de aprendizagem de seus alunos em face à realidade em que
vivem para quantificar os problemas ambientais que
cercam a comunidade em que estão inseridos. ✂️ d) assumir o seu protagonismo profissional, visto que
ele exerce papel central como agente do conhecimento, fazendo as intervenções para cercear o espaço de aprendizagem. ✂️ e) a clareza sobre a discussão a priorizar em sala de
aula, transformando-a em espaço irradiador de cultura e oportunizando debates acerca dos aspectos
mais significativos no cotidiano escolar.