Bonamino e Sousa (2012) afirmam que Rose Freire,
após pesquisar uma escola da rede estadual, constatou
alguns usos dos resultados do SARESP, como: utilização
na composição das notas bimestrais dos alunos; reprodução de questões na prova unificada criada pela escola,
com a intenção de treinar os alunos para a avaliação;
incentivo à participação dos alunos no dia da aplicação
das provas do SARESP, pela atribuição de nota na média bimestral. De acordo com as autoras, as informações
apresentadas por essa pesquisa indicam que o significado assumido pelo SARESP e por seus resultados no
contexto da escola pesquisada
✂️ a) comprova que os resultados de provas de avalições
externas devem compor as notas bimestrais dos
estudantes, para que se dediquem no momento de
fazê-las. ✂️ b) atesta seu efeito positivo para a melhoria da qualidade da educação, devendo o exemplo dessa unidade
ser seguido por outras escolas e redes de ensino. ✂️ c) enfatiza o caráter simbólico dessa avaliação, que
mensura a qualidade do ensino, sem atribuir responsabilização direta à escola ou à sua equipe. ✂️ d) não se associa à ideia de uma avaliação que traga
subsídios para a orientação e o replanejamento do
trabalho escolar. ✂️ e) garante que os conteúdos por ele avaliados, bem
como seu modelo de questões, sigam sem interferir
no currículo ou nas estratégias de avaliação escolar.