Orsolon (in : Almeida e Placco, et al., 2005) sinaliza algumas ações e atitudes do coordenador capazes de desencadear mudanças nas práticas dos professores. Essas são ações e atitudes que devem ser contempladas
nos processos de formação continuada, sendo algumas
das estratégias possíveis para o coordenador. De acordo
com a autora, entre as estratégias, que podem ser usadas pelo coordenador, estão as ações e atitudes de:
✂️ a) procurar atender às necessidades expressas pelo
desejo do professor; e limitar-se à escuta, evitando
conflitos de ideias durante a formação continuada. ✂️ b) mediar a competência docente; desvelar a sincronicidade do professor e torná-la consciente; e propiciar
situações desafiadoras para o professor. ✂️ c) criar oportunidade para o professor integrar-se à
escola; e abster-se da observação em sala de aula,
com o propósito da análise do trabalho desenvolvido. ✂️ d) valorizar as ações docentes, mesmo quando vão de
encontro ao projeto político-pedagógico da escola; e
estabelecer parceria de trabalho com o professor. ✂️ e) superar a falta de conhecimento e de motivação dos
professores, evidenciando comportamento combativo; e desestimular práticas inovadoras, valorizando a
estabilidade na prática pedagógica.