1Q979371 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Lück (A gestão participativa na escola) observa que “qualquer esforço por mudança que se promova na escola ameaça as relações de poder vigentes, em vista do que provocam reações no sentido de protegê-las”. A autora sugere como saída para essa problemática ✂️ a) valorizar a instituição escolar em sua faceta conservadora e reativa, pois essas características são a chave de sua melhoria constante. ✂️ b) intensificar os mecanismos de comando institucional por meio da autoridade formal e do regimento escolar, garantindo a coesão organizacional e dos processos internos. ✂️ c) consolidar um modelo técnico de gestão escolar que assegure padrões operacionais e de conduta estáveis, favorecendo o desempenho funcional sobre o envolvimento coletivo. ✂️ d) assumir outra ótica sobre o poder, não mais como um direito pessoal, mas sim como uma energia organizacional coletiva, compartilhada e construída por todos. ✂️ e) ignorar os conflitos e as disputas de poder, de maneira que o tempo regule as relações sociais organicamente, sem a necessidade de direcionamentos da liderança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro