1Q979595 | Pedagogia, Ciências Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025No livro Ensino de Ciências por Investigação: Condições de implementação em sala de aula, Anna Maria Pessoa de Carvalho explica sobre a metodologia das sequências de ensino investigativas (SEI), apresentando os fundamentos teóricos para que o professor construa e trabalhe tais sequências em sala de aula. Sobre a primeira etapa da SEI, a autora defende que ✂️ a) a sequência de ensino deve se iniciar por um problema ou uma demonstração investigativa intrigante o suficiente para despertar a atenção dos estudantes. ✂️ b) uma sequência de ensino que objetiva levar o aluno a construir um certo conhecimento deve iniciar por atividades manipulativas, como um experimento ou um jogo, mas não um texto. ✂️ c) é importante que os conceitos corretos já sejam ensinados pelo professor desde o início, para evitar que os alunos elaborem hipóteses equivocadas ao longo da sequência de ensino. ✂️ d) os alunos devem trabalhar em grandes grupos organizados pelo professor por afetividade, uma vez que eles se sentem mais à vontade de propor suas ideias a um colega do que ao professor. ✂️ e) a ação manipulativa dos alunos com o material didático oferecido já seja convertida em ação intelectual por meio da intervenção do professor, que tem papel muito ativo nessa etapa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro