As tecnologias de informação e comunicação (TDIC)
encontram diversas aplicações no contexto das metodologias ativas. Na sala de aula invertida, estratégia de
ensino-aprendizagem descrita por Valente (em Bacich e
Moran, 2017), o conteúdo e as instruções recebidas são
estudados on-line, antes de o aluno frequentar a aula.
Já em sala de aula, esses conteúdos já estudados serão
trabalhados por meio de atividades práticas, como resolução de problemas, projetos, laboratórios etc.
Para Valente, um importante aspecto da realização on-line
das atividades de preparo é
✂️ a) a maior padronização do tratamento dos conteúdos
pedagógicos, garantindo que mesmo os professores
menos talentosos possam conduzir suas aulas com
segurança. ✂️ b) a economia de recursos por parte das instituições
educacionais, que necessitam de um menor número
de professores para atender o seu alunado. ✂️ c) a garantia de que todos os estudantes aprenderão
de forma autônoma e no mesmo ritmo, eliminando as
dificuldades típicas do ensino tradicional. ✂️ d) o estímulo à competição entre os alunos, que devem
superar uns aos outros no acesso e compreensão dos
conteúdos oferecidos em igualdade de condições. ✂️ e) o fato de poderem ser registradas, permitindo ao professor fazer um diagnóstico preciso do que os estudantes foram capazes de realizar, suas dificuldades
e interesses.