Como os alunos são diferentes, convém propor-lhes
situações de aprendizagem diferentes, não só às vezes, mas
sempre que for pertinente. O percurso de formação é a
sequência das situações de formação que uma pessoa
atravessa e vive. Embora essas situações sejam diferentes,
pelo menos em parte, os percursos serão individualizados de
fato. Sua individualização é, então, apenas a resultante de
escolhas sucessivas que concernem a situações, atividades,
tarefas e, portanto, à designação dos alunos a dispositivos e
a grupos de trabalho diferentes. Colaborando com os
percursos de formação diferenciados, o psicopedagogo
atuante na educação formal tem diversas funções, como:
I. Conhecer, avaliar e gerar diagnósticos dos processos de
aprendizagem dos alunos.
II. Auxiliar o professor a planejar as aulas e os recursos,
levando em consideração as diferentes formas de
aprendizado.
III. Ser agente essencial na resolução dos problemas,
indicando para a concretização efetiva do aprendizado de
todos os alunos.
IV. Substituir o professor em suas competências e tarefas da
escola, por conhecer os meios de aprendizagem dos
alunos.
Está CORRETO o que se afirma:
a) Apenas nos itens I e IV.
b) Apenas nos itens II e III.
c) Apenas nos itens I, II e III.
d) Apenas nos itens II, III e IV.
e) Em todos os itens.