A recuperação durante o processo avaliativo é um processo
bastante delicado e com uma visão geralmente equivocada, visto
que muitas vezes é considerado como um momento que reflete o
“erro”, não sendo bem-visto no processo avaliativo. Sobre esse
aspecto da avaliação, a professora S.M. afirmou que “as
recuperações são feitas a partir de cada bimestre relacionando os
conteúdos referentes as duas últimas avaliações” . É possível
perceber que a avaliação realizada pela professora não é feita
durante o processo, mas no final, bem como a recuperação.
Sobre isso, pode-se afirmar que:
✂️ a) feita no final do bimestre, a prática ainda é exercida na
escola, possui maior importância e atende as necessidades
dos alunos e a sua própria formação enquanto um indivíduo
inserido na sociedade. ✂️ b) a recuperação deve ocorrer durante o processo formativo e
não apenas no final, não exercendo um papel classificatório,
mas um papel formativo, havendo a realidade do
aprendizado. ✂️ c) tem como finalidade apenas a quantidade de informações,
sendo imprescindível para o aluno superar suas dificuldades
diárias. ✂️ d) dispensa a tomada de consciência do professor de que o
mesmo precisa avaliar as suas práticas, refletir se essas estão
atendendo as necessidades do aluno. ✂️ e) alunos que não tiveram um desempenho de aprendizagem na
avaliação, é a única estratégia de reforço dos alunos.