Ouvindo um docente da 3ª série do ensino fundamental I que
leciona em uma escola municipal localizada na cidade do
Ribeirão, em Pernambuco, acerca do questionamento feito sobre
os instrumentos utilizados como avaliação, a resposta foi a
seguinte: “Provas, exercícios, participação, comportamento e
empenho individual. Lembrando que o mercado de trabalho e as
instituições de ensino superior pedem a nota em uma prova.
Temos que preparar o aluno para isso e não para o que seria
bom, por exemplo, sua integração social e seu empenho.” A fala
desse professor representa:
✂️ a) uma mudança na prática da avaliação que objetiva uma nova
perspectiva e, consequentemente, um questionamento de
todo o modo de pensar e de agir, usando um fortalecimento
teórico coerente. ✂️ b) uma preocupação com que os resultados alcançados
funcionem como elemento motivador para o crescimento,
permitindo que haja uma reflexão pós avaliação. ✂️ c) uma concepção de avaliação da aprendizagem para se
detectarem avanços, imperfeições e dificuldades que
porventura interfiram no processo, para que haja uma
reelaboração do trabalho pedagógico como um todo. ✂️ d) uma concepção de avaliação como instrumento de
classificação/seleção dos alunos. A ação pedagógica do
professor é constituída de provas/exames que têm a
finalidade de verificar o nível de desempenho do educando
em determinado conteúdo, com o fim de aprovação ou
reprovação. Tal prática tem como consequência a exclusão. ✂️ e) o uso de instrumentos imprescindíveis à verificação do
aprendizado efetivamente realizado pelo aluno, ao mesmo
tempo que fornecem subsídios ao trabalho docente, de
forma a contemplar a melhor abordagem pedagógica e o
mais pertinente método didático adequado.