Questões de Concursos

filtre e encontre questões para seus estudos.

Frantz Fanon é um nome central nos estudos culturais, pós-coloniais e africano-americanos, conhecido por sua vigorosa crítica ao racismo. A obra do psiquiatra e filósofo político martinicano é de grande importância por desvelar os efeitos traumáticos da dominação colonial na subjetividade, inscrevendo-se como referência fundamental para o estudo do psiquismo e das determinações sociais.
De acordo com a sua teoria,
De acordo com Goffman (1980), os estigmas podem ser divididos em três grandes categorias, sendo elas:
No Brasil, na década de 1990, os estudiosos identificam uma nova problemática social a exigir uma conceituação própria. Trata-se da emergência de um fenômeno com raízes históricas ancestrais na sociedade brasileira, as quais deixaram marcas profundas em nossa sociedade como a escravidão.

Essa problemática mencionada pode ser atribuída ao conceito de

Considerando os direitos humanos e as teorias de gênero, julgue o próximo item.

O fato de, no funcionalismo público federal civil, os homens brancos serem a maior parte, seguidos pelas mulheres brancas e, muito mais abaixo, pelos homens negros e mulheres negras pode ser considerado uma evidência do racismo estrutural.

As necessidades das pessoas frequentemente dependem de interações com outros indivíduos, uma característica comum em comportamentos sociais. O comportamento de uma pessoa pode ser tanto antecedente quanto consequente ao comportamento de outra. As habilidades sociais são consideradas comportamentos sociais, resultando dos processos de variação e seleção: filogenético, ontogenético e cultural. Em relação a isso, relacionar as colunas e marcar a sequência correspondente.

(1) Seleção filogenética.
(2) Seleção ontogenética.
(3) Seleção cultural.

( ) Desenvolve características anatômicas, fisiológicas e comportamentais que favorecem a aquisição e o aprimoramento de comportamentos sociais, incluindo as habilidades sociais, essenciais para a sobrevivência da espécie.
( ) Estabelece padrões de comportamentos sociais valorizados, tolerados ou reprovados, que são transmitidos e mantidos ao longo do tempo. Devido à sua diversidade, comportamentos aceitos em alguns subgrupos podem ser desaprovados em outros e viceversa.
( ) Engloba as habilidades sociais adquiridas ao longo da vida. Esta aprendizagem ocorre principalmente através das condições naturais presentes na família, escola, trabalho, lazer etc., por meio de três processos principais interdependentes: modelagem, instrução e consequenciação.

Deus sabe quantas vezes vou deitar-me com o desejo, com a esperança, de não mais despertar. E pela manhã, quando abro os olhos e revejo a luz do sol, sinto-me infeliz. Oh! Se eu fosse leviano, poderia culpar o tempo, uma outra pessoa, um empreendimento fracassado e, assim, o insuportável fardo do descontentamento não me pesaria tanto. Pobre de mim! Percebo muito bem que a culpa é toda minha: não a culpa, não! A verdadeira fonte de toda a minha desgraça está oculta no meu peito, a mesma fonte que outrora produzia toda a minha felicidade. Será que já não sou mais o mesmo que antes flutuava na plenitude dos sentimentos; que encontrava um paraíso em cada passo; que possuía um coração capaz de abraçar com seu amor o mundo inteiro? Mas, agora, esse coração está morto; dele já não brota nenhum entusiasmo; meus olhos estão secos e, como meus sentidos, já não têm o alívio das lágrimas refrescantes, tenho a face contraída pela angústia.


Johann Wolfgang Goethe. Os sofrimentos do jovem Werther.

São Paulo: Martins Claret, 2014 (com adaptações).

Tendo o excerto literário precedente como referência inicial, julgue o item seguinte, relativo a suicídio.

A estimativa de que 90% dos indivíduos que cometem suicídio apresentam algum transtorno mental à época de sua morte vem sendo questionada por cientistas, que apontam vulnerabilidades na construção dessa informação, baseada, sobretudo, em estudos de autópsia psicológica, que estariam, segundo esses cientistas, altamente sujeitos a vieses de confirmação dada sua limitação metodológica.