Na Teoria Geral do Estado existem conceitos doutrinários fundamentais. Nesse sentido há o grupo humano encarado na sua integração numa ordem estatal determinada, bem como há o grupo de indivíduos que se sentem unidos pela origem comum, pelos interesses comuns e, principalmente, por ideais e aspirações comuns. Estes conceitos representam, respectivamente, a noção de:
Na Teoria Geral do Estado, não pode haver sociedade sem poder, que seria a ordem no seu aspecto dinâmico. Nesse sentido, ao poder, que é a expressão dinâmica da ordem política, é dada a seguinte denominação:
Ao fazer o exame físico obstétrico numa gestante no último trimestre de gestação, a enfermeira realizou as manobras de Leopold, com o objetivo de:
A evolução histórica do Estado, em determinado momento introduziu a ideia de que o indivíduo precede o Estado, de tal forma que mesmo indivíduos singulares detêm direitos naturais e por lei que podem, inclusive, fazer valer contra o Estado. Estamos falando do Estado:
O "componente" que tem como função primária preparar o computador para executar o sistema operacional é conhecido como:
Num conjunto de dados, a média dos elementos é 16 e a mediana do conjunto é 4. Se a variância dos dados é igual a 1, podemos afirmar que o seu desvio-padrão vale:
O processo de privatização no Brasil foi iniciado no final dos anos 80 e intensificado na década de 90. Um dos motivos alegados pelo governo para legitimar a privatização das empresas estatais foi a necessidade de:
Suponha uma redução na poupança nacional, causada, por exemplo, pelo aumento das despesas governamentais. As consequências dessa alteração nos níveis de investimento de equilíbrio e na taxa de juros são, respectivamente:
O peso da criança ao nascer deve ser valorizado, pois pode refletir problemas nutricionais ocorridos desde a concepção e serve de parâmetro na avaliação do recém-nato. De acordo com a classificação preconizada pelo Ministério da Saúde, um recém-nato cujo peso ao nascer é de 2.300 g será classificado como:
O risco inerente à cirurgia envolve não somente o procedimento como também as complicações pós-operatórias. Uma das complicações pós-cirúrgicas mais sérias chama-se:
Na doutrina da Teoria Geral do Estado há a hipótese da democracia semidireta. Nessa modalidade de democracia há uma forma de governo na qual todas ou algumas leis, depois de elaboradas pelo parlamento, somente se tornam obrigatórias quando o corpo eleitoral (eleitores), expressamente convocado, as aprova. Esta modalidade é denominada:
A competência para legislar sobre instituição, lançamento e cobrança de imposto predial Territorial Urbano (IPTU) é:
No tocante às Extranets, são exemplos de suas aplicações os abaixo relacionados, EXCETO:
Analise as seguintes sentenças:
I – O UNIX é um sistema operacional de grande eficiência, escrito na linguagem C, que se caracteriza por sua grande portabilidade.
II – O DOS é um sistema operacional de 32 bits, que possui um ambiente gráfico e objetos caracterizados por janelas, ícones e botões.
III – O Windows Vista possui uma versão popular denominada ultimate, com recursos limitados, encontrada somente em fabricantes de máquinas prontas (OEM).
Sobre as sentenças acima, pode-se afirmar que apenas:
Em relação à normalização de dados, NÃO é um objetivo desse processo:
Na doutrina da Teoria Geral do Estado verifica-se que três são os modos pelos quais historicamente se formam os Estados. Quando a formação do Estado se produz por influências exteriores, de outros Estados, se verifica a manifestação do modo:
Na linguagem Java, a cláusula de um método que fornece um mecanismo para garantir que algum código possa ser executado, independentemente de como a execução de um composto try é finalizada, é conhecido como:
Vetores de clonagem podem ser constituídos com base em elementos bacterianos extracromossômicos autorreplicáveis e vírus bacterianos. Estes vetores, independentemente, de sua base biológica, devem possuir a seguinte estrutura:
Na doutrina da Teoria Geral do Estado verifica-se que as formas de governo exibem classificações que as tipificam como sendo puras e impuras (ou corrompidas) e outras que as tipificam conforme a quantidade dos governantes que exercem o poder. Nesse sentido, assinale a alternativa que, respectivamente, refere-se ao governo de vários na forma pura e governo de um só na forma impura:
São tipos ou modos utilizados pela calculadora do Windows XP: