Instrução: O texto a seguir se refere à questão.
Proteger o futebol da violência
O esporte assumiu um papel fundamental na cultura e na economia do país
Publicado em 8 de dezembro de 2023 | 07h40
A temporada no futebol brasileiro terminou nessa quarta-feira (6) marcada pela mesma violência que se fez presente em diversos momentos do ano. Revoltados com o rebaixamento do Santos para a Série B do Brasileirão, torcedores do time provocaram uma confusão que resultou em carros queimados e policiais feridos ao redor do estádio Vila Belmiro.
Ao longo do ano, ameaças a jogadores e seus familiares também foram registradas por parte de torcedores insatisfeitos com os resultados dentro de campo. Trata-se de uma hostilidade que não se justifica sob nenhum aspecto. A derrota é inerente à disputa desportiva, e só não entende isso quem tem falha de caráter e educação.
Não raro, a violência resulta em mortes. Só em 2023 foram pelo menos oito vidas perdidas no futebol brasileiro. Um dos casos de maior repercussão foi o da jovem palmeirense, que não resistiu após ter sido atingida por uma garrafa de vidro no pescoço.
A Lei Pelé define o esporte como um direito individual que tem como base a garantia à segurança. Por sua vez, o Estatuto do Torcedor aumentou a pena de criminosos para três a cinco anos de afastamento dos estádios. E o Código Brasileiro de Justiça Desportiva também responsabiliza os clubes e entidades esportivas na proteção do esporte. Além dessas normas específicas, toda a legislação criminal se aplica ao esporte. O descumprimento desse conjunto de leis contribui para a impunidade e a reincidência de atos de violência no meio do esporte.
A suspensão de torcidas organizadas e as multas aplicadas aos clubes não têm se mostrado punições capazes de coibir a violência, logo, é preciso tratar os crimes no futebol como tal, aplicando penas devidas e responsabilizando individualmente seus autores. As penas devem ser aplicadas tanto na esfera do futebol em si, com a proibição de acesso ao estádio, e na esfera da Justiça comum, quando for o caso.
O futebol assumiu um papel fundamental na cultura e na economia do país. Seus agentes – clubes, imprensa, federações, torcida, etc. – não podem permitir que esse patrimônio seja manchado de sangue.
A didática busca responder ao porquê, para quê e como ensinar, além de abranger uma complexidade de temas relacionados ao ensino que auxiliam no trabalho do professor. Tomando por base como o professor ensina, de acordo com alguns autores, existem três tipos de professor: o transmissor de conteúdo, o professor-facilitador e o professor mediador. Veja as características a seguir:
( ) O professor tenta variar mais os métodos de ensino. Alguns deles se preocupam, realmente, com as características individuais e sociais dos alunos, procuram conhecer as experiências dos alunos e tentam investir no bom relacionamento com os educandos. Avaliam a aprendizagem dos alunos por meio de respostas memorizadas e de repetição.
( ) O professor busca formas e meios diferentes para avaliar o aluno. Ensina/estimula o aluno a estudar, a refletir, a criar seu próprio conhecimento e a ser crítico, resultando na conexão dos conteúdos com a realidade em que vive. Está atento e busca entender seu papel diante da sala de aula, é um orientador e facilitador que vai auxiliar o aluno na aprendizagem e que o leva à reflexão dos conhecimentos que serão abordados nas aulas, tornando-oo próprio sujeito do seu conhecimento.
( ) O professor não permite que o aluno dê conta de explicar uma ideia, uma definição, com suas próprias palavras, nem na sala de aula nem fora dela. A participação do aluno é pouca, e alunos desses professores não aprendem permanentemente, ou seja, não sabem lidar por si só com os conhecimentos, não apreendem os conceitos, o modo de pensar e raciocinar
Relacionando os atributos acima às denominações de professor Transmissor, Facilitador e Mediador, a alternativa que responde correta e respectivamente é:
Instrução: Considere o excerto da música a seguir para responder à questão.
Óculos
Os Paralamas do Sucesso
Por que você não olha pra mim?
Me diz o que é que eu tenho de ____ (MAU / MAL).
Por que você não olha pra mim?
Por ______ (TRÁS / TRAZ) dessa lente tem um cara legal.
Vianna, HERBERT. Óculos. Disponível em: < https://www.letras.mus.br/osparalamas-do-sucesso/47956/>. Acesso em: 09 fev. 2024. 09)
Instrução: Considere o excerto da música a seguir para responder à questão.
Óculos
Os Paralamas do Sucesso
Por que você não olha pra mim?
Me diz o que é que eu tenho de ____ (MAU / MAL).
Por que você não olha pra mim?
Por ______ (TRÁS / TRAZ) dessa lente tem um cara legal.
Vianna, HERBERT. Óculos. Disponível em: < https://www.letras.mus.br/osparalamas-do-sucesso/47956/>. Acesso em: 09 fev. 2024. 09)
A aprendizagem ocorre por meio da mediação do professor que atua como ponte entre o conhecimento e o aluno. Diálogos, intervenções e questionamentos, permitem que o professor seja um facilitador da aprendizagem, enquanto o aluno deve desenvolver a autonomia de estudar para apreender o conhecimento de novas capacidades. Algumas posturas do professor sugeridas por estudiosos, permitem que a prática pedagógica cercada pelo trabalho em equipe, participação e criatividade favoreçam a autonomia. Veja as ações abaixo:
I- Favorecer situações em classe nas quais o aluno se sinta à vontade para expressar suas opiniões, seus pontos de vista e seus sentimentos.
II- Determinar com a classe a única solução proposta pelo livro didático dos problemas trabalhados com um determinado conteúdo.
III- Respeitar e fazer respeitar diferenças de opiniões.
IV- Demonstrar que há somente uma explicação para um mesmo fenômeno observado.
V- Relacionar os temas estudados com as vivências dos alunos.
Os itens que favorecem o sucesso da prática pedagógica são:
A escola que os alunos da Educação de Jovens e Adultos têm em seu imaginário, nem sempre é aquela com que se deparam nos primeiros dias de aula. Nesses casos, esperam encontrar um lugar onde predominam aulas expositivas, com pontos copiados da lousa, onde o professor é o único detentor do saber e transmite conteúdos que são recebidos passivamente pelo aluno. [...] Muitos, ao se depararem com uma aula na qual são convidados a pensar juntos, em grupo, a aprender com a música, a poesia, o jornal, a fazer matemática com jogos e cálculos diversos, construir projetos, estranham, resistem e acreditam não ser esse o caminho para aprender o que a escola ensina. Neusa, uma aluna de EJA, descreve bem esse quadro:
“Na primeira semana de aula, eu estava muito assustada, não entendia nada, tudo era diferente. Cheguei até a pensar em desistir, mas criei coragem e continuei, e hoje estou muito feliz”.
Este cenário poderá ser transformado na medida em que: