O Decreto n.º 4.073, de 03.01.2002, regulamenta a Lei n.º 8.159/91, de 08.01.1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. Segundo o decreto, o SINAR (Sistema Nacional de Arquivos) tem por finalidade implementar a política nacional de arquivos públicos e privados, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivo.

A partir dessas informações, assinale a alternativa que apresenta uma competência dos integrantes do SINAR.

De acordo com a Lei n.º 6.546, de 04.07.1978, que dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, é correto afirmar que
Segundo os Princípios Éticos do Arquivista, é vetado ao profissional de arquivo:

Segundo a Lei n.º 12.527, de 18.11.2011, que regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5.º, no inciso II do § 3.º do art. 37 e no § 2.º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei n.º 8.112, de 11.12.1990; revoga a Lei n.º 11.111, de 05.05.2005, e dispositivos da Lei n.º 8.159, de 08.01.1991; e dá outras providências, os procedimentos nela previstos destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública e com diretrizes preestabelecidas.

Assinale a alternativa que apresenta uma dessas diretrizes.

Conforme Almeida (2011), a administração é vista como um processo cíclico cujas funções são intimamente relacionadas em interação dinâmica, em que o planejamento precede todas as demais funções. Assim, a “linha de ação preestabelecida que, em determinado período de tempo, orienta a ação na direção da missão, ou seja, o que a instituição deve fazer --- o papel ou a função a ela atribuída --- e dos objetivos institucionais ou da solução de determinados problemas, e fornece parâmetros de controle e acompanhamento das ações” é o conceito de
A NBR 6028:2021 estabelece os requisitos para redação e apresentação de resumos, resenhas e recensões. Com base na norma, a análise do conteúdo de um documento, objeto, fato ou evento é
De acordo com a norma de referência NBR 6023:2018, a opção que apresenta somente os elementos essenciais de parte de monografia é
Conforme o Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário brasileiro, Resolução CFB nº 207/ 2018, são deveres do bibliotecário, EXCETO:
As revisões de literatura são análises de pesquisas e publicações existentes sobre determinado tema que têm como objetivo identificar, avaliar e sintetizar os dados, destacando tendências e lacunas existentes em determinada área do conhecimento. Nesse sentido, a pessoa bibliotecária deve manter-se atualizada para assistir ao pesquisador que busca esse tipo de auxílio. A respeito das revisões sistemáticas, assinale a opção CORRETA:
Considerando o formato MARC 21 Bibliográfico, assinale a opção CORRETA que apresenta os campos e suas designações:
Conforme Fujita (2012), a política de indexação não deve ser vista como uma lista de procedimentos a serem seguidos, mas como um conjunto de decisões que esclarecem os interesses e objetivos de um sistema de informação e, particularmente, do sistema de recuperação da informação. Com base nessa afirmação, assinale a opção INCORRETA:
Assinale a alternativa que apresenta o que é o formato MARC 21.
Com base na norma de citação NBR 10520:2023, assinale a opção CORRETA:
A construção de estratégias de busca nas revisões de literatura constitui etapa importante para a obtenção de resultados relevantes para o desenvolvimento de pesquisas científicas. Nesse sentido, assinale a opção que contém a sequência CORRETA a respeito da construção de estratégias de busca para revisões sistemáticas:

( ) O primeiro passo para a construção da estratégia de busca é observar a pergunta de pesquisa referida pelo acrônimo PICO ou suas variantes, identificando as palavras-chave para a obtenção de estudos relevantes.
( ) Idealmente, as estratégias de buscas não devem ter restrições em relação ao idioma e ao ano de publicação.
( ) Uma única estratégia de busca pode ser utilizada em várias bases de dados.
( ) A estratégia de busca deve ser formulada utilizando-se somente termos de vocabulário controlado.
( ) A estratégia de busca é considerada sensível quando esta encontra a maioria dos estudos; A estratégia de busca torna-se específica quando não obtém muitos estudos irrelevantes para a revisão sistemática.
Conforme o Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário brasileiro, Resolução CFB nº 207/ 2018, são infrações ético-disciplinares passíveis de penalidades, EXCETO:
O conjunto de informações sobre acervo, serviços prestados, usuários e recursos humanos, físicos, materiais e financeiros ordenados de modo a mostrar a situação da biblioteca em dado período de tempo é o conceito de
A NBR 10518:2023 dispõe sobre guias de unidades informacionais. A estrutura de um guia é constituída por elementos essenciais e, quando necessário, são acrescidos elementos complementares. Assinale a opção que contém APENAS elementos essenciais:
Assinale a alternativa que apresenta a principal etapa no desenvolvimento de acervos.
Conforme Accart (2012), em âmbito universitário, o serviço de referência favorece o acesso aos recursos informacionais por meio de
Página 1