O gás hidrogênio foi usado no dirigível rígido Graff Zeppelin. Já o gás hélio é atualmente usado nos dirigíveis semirrígidos e não rígidos.
Sobre esses gases, é CORRETO afirmar que ambos são
Selecione os filtros para encontrar suas questões de concursos e clique no botão abaixo para filtrar e resolver.
Nada por aqui
O gás hidrogênio foi usado no dirigível rígido Graff Zeppelin. Já o gás hélio é atualmente usado nos dirigíveis semirrígidos e não rígidos.
Sobre esses gases, é CORRETO afirmar que ambos são
Um calorímetro de capacidade térmica igual a 80 cal/°C está a uma temperatura de 40°C. Ao misturar, dentro desse calorímetro, uma massa de gelo M a 0°C e 70 g de água a 80°C, a temperatura de equilíbrio é 50°C.
Calcule a massa de gelo M em gramas.
Dados
cágua= 1,0 cal/(g.°C)
Lfusão= 80 cal/g.
Do século XV ao XIX, uma enorme quantidade de africanos foi levada pelo tráfico negreiro aos territórios americanos que se encontravam sob controle dos impérios europeus. Nesta imigração forçada, cerca de 400 mil cativos foram enviados para as colônias inglesas, 1,6 milhão, para as espanholas e 3,6 milhões, para a portuguesa. Levando-se em conta a intermitente ação do contrabando, estima-se um total de 10 milhões de pessoas ou mais transladadas para as Américas no período.
A escravatura sobreviveu ao mundo colonial, ajustando-se às formas de governo dos Estados que aqui se afirmaram após a independência. A República norte-americana e o Império do Brasil – a mantiveram por longo tempo. Sobre a escravidão nas Américas considere as seguintes afirmativas:
I – Embora a Constituição da República norte-americana (1787), por princípio, pregasse a ampliação da igualdade política, os arranjos políticos, realizados entre os estados escravistas e os estados livres, criaram cláusulas constitucionais específi cas para manter a escravidão que só seriam derrubadas com o advento da guerra civil.
II – No Brasil, a manutenção da escravidão foi defendida apenas pelos cafeicultores fluminenses e mineiros ao longo do século XIX, e o forte poder de ambos junto ao Imperador mostrou-se mais que sufi ciente para estendê-la até o final do Segundo Reinado.
III – Ser uma ordem monárquica ou uma ordem republicana importava para os escravos, mas não tanto para os libertos e homens livres de cor naquelas sociedades. No período pós-abolição, o negro livre continuaria a ser segregado pela cor, mas suas formas de resistência dar-se-iam do mesmo modo e com igual intensidade.
IV – As lutas pela mobilidade social e política dos negros foram enormemente dificultadas após a abolição. No Brasil, a continuidade da aceitação da existência de “diferentes condições de gente” e da manutenção de privilégios para alguns cidadãos contribuiu para naturalizar discursos racialistas e a própria discriminação racial aos olhos de muitos contemporâneos.
Estão corretas as afirmativas:
O material genético de todas as células é constituído por moléculas de DNA bifilamentar helicoidal (dupla hélice). Suponha que uma dessas moléculas de DNA tenha 20% de timina.
Qual será o percentual de guanina na mesma molécula?
O rótulo de uma marca de água mineral indica as quantidades dos seguintes cátions de elementos alcalinos e alcalinoterrosos: Na+ (1,955 mg L-1 ); K+ (0,975 mg L-1 ); Mg2+ (0,480 mg L-1 ); Ca2+ (2,680 mg L-1 ).
Sabendo que o contraíon de todos esses cátions é o Cl- , e, sendo esses os únicos sais cloretos dissolvidos, a quantidade de Cl- , em mmol na água mineral é mais próxima de
Dados
MNa = 23 g mol-1
MK = 39 g mol-1
MCa = 40 g mol-1
MMg = 24 g mol-1
Em um circuito elétrico, uma lâmpada com resistência de 1,0 kΩ está colocada em série com uma bateria de 12 V e com um conjunto de N resistores idênticos, cada um com resistência de 6 kΩ, colocados paralelos entre si.
Nessas condições, a lâmpada consome 40% do total da potência fornecida pela bateria. Qual é o número N de resistores?
Uma onda luminosa plana tem comprimento de onda igual a 6,0×10-7 m no vácuo. Considere as seguintes afirmações:
I - A frequência dessa onda luminosa é 5,0×1014 Hz.
II - A velocidade dessa onda é 1,8×108 m/s em um meio cujo índice de refração é igual a 5/3.
III - O comprimento dessa onda é 1,0×10-6 m em um meio cujo índice de refração é igual a 5/3.
Dado
Velocidade da luz no vácuo = 3,0×108 m/s
Marque a única opção CORRETA:
Os problemas ecológicos da atualidade pedem soluções criativas para o reaproveitamento dos resíduos sólidos descartados como ‘lixo’, diariamente. Dentre os diversos resíduos gerados pelas atividades humanas, alguns deles podem ser reaproveitados através do processo de ‘compostagem’. O reaproveitamento por esse processo pode gerar o reequilíbrio ambiental nos mais variados habitats do planeta a baixos custos.
Para a realização da compostagem, é fundamental o uso de resíduos: